quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Número 13

O nome do Blog traduzido é “O Número 19” em homenagem à obra de Stephen King, mas há número mais misterioso que o número 13?
Pois bem, em vários países, culturas e lugares, o número  13 é sinônimo de azar. Muitos o adotaram como número da sorte, justamente para contrapor essa superstição, mas a nossa cultura ainda cultuo o azar, o medo da sexta-feira 13 (uma mistura de dias de azar),  e a crença de que tudo de ruim acontece ou está ligado a este número. Será mesmo?





Origens

Uma das possíveis origens desta superstição seria na mitologia nórdica. Odin,  que era chefe de uma tribo asiática, e estabeleceu na Escandinávia um reino, para  administrá-lo e celebrar rituais religiosos e predizer o futuro, teria escolhido doze sábios, reunindo-os em um banquete no Valhalla, morada dos deuses. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Daí veio à crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa. Pra quem leu Harry Potter, sabe que a professora de Adivinhação Sibila Trelawney no terceiro livro da série prediz que Harry morrerá por ser o 13º a sentar-se  na mesa do banquete. Como todos nós sabemos, ela não estava errada.
Outro jantar que teria dado “azar” foi a Santa Ceia, pois como conta estudiosos foi celebrado por 13 participantes e logo após Jesus foi crucificado.

http://www.asdicas.com.br/santa-ceia/ - Obra de Leonardo D'Vinci 

Sexta-Feira 13ª

A origem desta data que sempre faz com que vejamos filmes de terror na TV, e nos assustamos com qualquer gato preto na rua, surgiu de uma data, 13 de Outubro de 1307, Sexta-Feira. Neste dia o Rei Filipe IV de França mandou torturar e executar os Cavaleiros Templários. Esta que foi uma da sexta-feira mais sangrentas da história da humanidade Fez com que nós ficássemos com receio deste dia.

Sexta-Feira 13 ( Série)

Sexta-Feira 13 é uma série de filmes de terror Americana criada pelo diretor Sean S. Cunninghan. A série já conta com 12 filmes (incluindoFreddy vs Jason ), e já lucrou cerca de 500.000.000 de dólares.
O primeiro filme é de 1980. Todos os outros, exceto o primeiro e o quinto, estrelam Jason Voorhees  como o assassino em série. Hoje Jason é um dos ícones dos filmes de terror.
O filme mais recente da série, Sexta-feira 13, lançado em fevereiro de 2009, não é continuação da série, mas sim uma volta ao início da saga assassina do personagem de Jason.
  • Sexta Feira 13 (1980)
  • Sexta-Feira 13 - Parte II (1981)
  • Sexta-Feira 13 - Parte III (1982)
  • Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984)
  • Sexta-Feira 13 - Parte V (1985)
  • Sexta-Feira 13 - Parte VI (1986)
  • Sexta-Feira 13 - Parte VII (1987)
  • Sexta-Feira 13 - Parte VIII (1988)
  • Sexta-Feira 13 - Parte IX (1993)
  • Jason X (2001)
  • Freddy vs. Jason (2003)
  • Sexta-Feira 13 (2009)
 JASON

http://utilidadeparticular.wordpress.com/page/2/

Jason Voorhees nasceu em 13 de junho de 1946, uma sexta-feira. Sua estatura é de 1,86 m e é Filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees. Todos pensaram que o menino com problemas mentais havia morrido afogado no lago Crystal, em 1957.
Sua mãe trabalhava no acampamento onde Jason morrerá  como cozinheira e teve um surto paranoico trucidando monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto.
Uma garota, porém, consegue debelar a sua sanha homicida, decapitando-a com um facão. Contudo, o finado Jason ressurge para vingar a morte de sua mãe e passa a fazer o seu papel de homicida nos demais filmes da série.
 
 13 CURIOSIDADES
 
 
  • Triscaidecafobia é o medo do número 13, tal como qualquer outra fobia é  um medo irracional

  •  A Parasquavedequatriafobia, ou melhor, medo da Sexta-Feira 13! Acho que todos nós temos um pouco destas fobias

  • Ha países que têm fanatismo em relação ao nº 13. Na Itália, Japão e França existem edifícios que  não possuem o andar número 13, mas sim o 12 1/2.
  • Em corridas de cavalos o 13 é considerado azarento não existindo esse número nos locais onde os cavalos são guardados, utiliza-se  o doze e meio.
     
  • Noutros locais o número 13 é considerado de sorte. Para alguns Americanos ele é, pois foi assim  que os EUA foram formados primeiro, com 13 colônias. A Primeira bandeira America contava com 13 estrelas e 13 listras, 6 brancas e 7 vermelhas. Hoje só permanecem as 13 listras.
  • No antigo Egito a vida tinha 13 estágios sendo o 13º o estágio da  morte. Como essa era uma civilização que considerava a morte uma dádiva, pois se encontrariam com os Deuses, o 13 ainda não era visto como algo ruim.
  • Na numerologia este número é considerado um Número Cármico assim como o 14, 16 e o 19, por representarem deficiências obtidas em vidas anteriores.
  • No conto 1408 do escritor americano Stephen King, o quarto que representa o centro da história e que envolve muitos mistérios e terror é de número 1408, que segundo a conta dos algarismo daria 13> 1+4=5  >0+8=8 > 5 + 8=13
  • Os astecas consideravam o número treze como um número fundamental para o ciclo de seu calendário.
  •  Conta-se que A rainha Maria Cristina resolvera dar a seu filho recém-nascido o nome de Afonso XIII, o povo, aglomerado em torno do palácio, aguardando o nascimento do novo rei, benzeu-se temeroso e rezou uma Ave Maria a fim de conjurar o número escolhido.
  • Nas corridas de Fórmula 1, geralmente não existe o carro com o número 
  • Segundo o Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do norte (EUA), cerca de  17 a 21 milhões de americanos ficam em casa quando é sexta-feira 13, devido ao medo de lhe poder acontecer alguma coisa?
  • No judaismo o número 13 não indica o fim, mas sim o renascimento
http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=7807         

 
 
Então isso foi um pouco sobre o Número 13m número que para muitos é da sorte, já para outros representa o mal.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cemitérios e a Arte do Sepulcro



http://catedral.weblog.com.pt/arquivo/2004_09



A morte sempre foi para o homem um dos temas que mais lhe desperta interesse e fascínio e a crença em uma vida posterior fez com que se procurasse dar aos mortos um descanso digno ou pelo menos apropriado, dependendo da situação.
Os vikings punham fogos em navios onde estavam seus mortos e os lançava ao mar;
Os egípcios, crentes numa vida após a morte, criaram para seus mortos mais ilustres as prodigiosas pirâmides.
Alguns indígenas enterravam seus mortos em locais altos, na crença de protegê-los de maus espíritos, esses locais eram considerados sagrados e/ou assombrados e por conseguinte, evitados.
Já os cristãos tinham o hábito de enterrar seus mortos em locais sagrados, geralmente no pátio das igrejas, costume que perdurou até a época da peste negra, quando esse hábito passou a tornar-se perigoso, foram então criados locais mais distantes dos centros urbanos, que os cristãos convieram em chamar de cemitério que em significa “fazer deitar” ou “por a jazer”. 
Outro motivo para a criação de cemitérios a céu aberto teria sido a rápida expansão das cidades, o que exigia medidas práticas.
Também os mais ricos e abastados senhores da época tinham o seu próprio sítio ou terreno onde enterravam os membros de sua família, prática que hoje em dia é bem rara mas ainda não extinta de todo.




Arte Tumular


cemitério da consolação

http://historiadejahu.blogspot.com/2010/07/eugenio-prati-e-sua-escultura-no.html

O homem sempre se utilizou da arte como forma de expressão, e a arte tumular, é um bom exemplo disso.
Um pouco desconhecida das pessoas em geral, e muitas vezes cercada de preconceitos, esse tipo de arte pode ser observada principalmente em cemitérios mais antigos, quando era mais valorizada.
Obras de valor histórico inegável, qualidade estética impecável, feitas tantos por artistas famosos quando talentosos desconhecidos, algumas tão ricamente detalhadas e tão belas que chegam a virar alvo de visitas e turismo.
Algumas necrópoles como Recoleta em Buenos Aires, Père Lachaise em Paris e o Cemitério da Consolação aqui no Brasil, viraram pontos turísticos.
No Brasil esse tipo de arte não é muito considerado, visto terem sobre cemitérios uma visão pejorativa de aspecto negativo.
Geralmente feitos para senhores abastados e poderosos que mesmo na morte queriam ser admirados, os grandes mausoléus eram símbolo de prosperidade.
Com a era industrial e capitalista, crise econômica e afins, essa prática foi aos poucos sendo negligenciada, era época de cortar custos! 
Também os estilos foram se modificando, aos poucos os temas mais religiosos foram dando lugar a algumas figuras pagãs, como hermes ou outras mitologias, a imagem dos anjos foram aos poucos sendo humanizadas, sendo que em seu lugar às vezes pode se encontrar figuras humanas, de adolescentes e crianças.
O fato é que esse tipo de arte, assim como as demais não deixa de demonstrar bem a época em que se vive.
Algo que é muito triste no entanto, é ver que algumas dessas obras tão incríveis, estão se degradando devido à falta de cuidades e até pela própria ação do tempo, e com esse não se pode lidar...


morteparavivos.blogspot.com/ 





cemitério da consolação [2]



http://mesquita.blog.br/arte-escultura-arte-cemiterial-brasileira





cemitério Católico em Roma.  [1]

































Superstições e Curiosidades



Cemitérios e túmulos em geral, sempre exerceram no ser humano  fascínio e serviram de base a vários mitos e superstições.Juntamos aqui algumas das mais interessantes bem como algumas curiosidades:



Pet Sematery
King escreve em 1983 um de seus mais famosos livros sobre um cemitério indígena que traria de volta à vida aqueles que nele são enterrados, porém esse retorno não é nada agradável.
E os Ramones, em uma óbvia alusão ao livro de king, lançam a música "Pet Sematary", onde diziam que não queriam ser enterrados nele;
Uma versão cinematográfica do livro também foi feita pouco tempo depois do lançamento do livro (considerada quase fiel pelos fãs).
Cemitérios de animais eram comuns em algumas regiões dos EUA, sendo mais raro por aqui.

Vampiros
Segundo algumas lendas, os vampiros viveriam em antigos mausoléus em cemitérios abandonados para onde atraíam suas vítimas, ou então sendo escolhido apenas como seu local de descanso ocasional durante o dia.

Zumbis
É quase via de regra que os zumbis, pelo fato óbvio de serem mortos que retornam à vida, saem dos cemitérios para atacar suas vítimas e comerem seus cérebros.

Espíritos
Diversos relatos nos fazem crer que os espíritos,tanto bons quanto maus, em geral os sofredores, têm com o local onde seu corpo repousa uma ligação incontestável.

Góticos
Talvez seja pela paz, talvez pela beleza da arte tumular, o fato é que a cultura gótica sempre esteve intimamente ligada à esses locais, sendo possível de serem encontrados góticos perambulando por eles durante à noite, segundo alguns seria um ótimo local para se pensar, principalmente a respeito da morte.

Savannah
Considerada uma das cidades mais assombradas dos EUA, tem em seus cemitérios além de belas obras de arte, também muitas estórias, como por exemplo: Colonial Park Cemetery (uma moça encontrada aos prantos diante dos portões disse que o rapaz que a convidara pra sair desapareceu ao chegar em frente ao portão;). Bonaventure Cemetery (As pessoas costumavam tocar a estátua de uma garotinha - Grace- acreditando conseguir assim boa sorte.). Laurel Grove Cemetery (abriga um dos mais antigos cemitérios negros, considerado como referência histórica e cultural muito significativa para a cultura afro-americana).

Cemitério da Consolação
Considerada uma das mais antigas necrópoles em funcionamento da cidade de SP, é muito conhecido pela beleza da arte tumular; dentre elas o mausoléu da família Matarazzo, o maior da América Latina que possue, do subsolo ao pico, cerca de 25 m. de altura.
Dentre seus membros ilustres estão: Oswald e Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Campos Salles, Monteiro Lobato, Ruth Cardoso entre outros.


sábado, 25 de setembro de 2010

Ficção Invade a Realidade- Morte no Cinema


Encontrado em >http://vamps.blogs.sapo.pt/arquivo/778046.html


O cinema tem o dom de nos fascinar. A telona envolve mistério e um mundo fantástico onde o medo, amor, sorriso, aflição, desejo e morte se misturam  e nos deixam de boca aberta. Mas o que acontece quando a morte ultrapassa a barreira da ficção para  a realidade? Como lidar com a morte? Pois é, essa pergunta já foi feita antes por colegas e elencos de filmes, onde a realidade acabou sendo mais macabra que a ficção. Conta-se que filmes de terror têm uma atmosfera tão sobrenatural que coisas acontecem nos sets de filmagens, e existem atores  que não aceitam fazer esse gênero, pois têm medo de algo acontecer. Mas será que algum ator já morreu durante a filmagem de algum filme? Será que alguma maldição ocorreu com atores e produção? Sim, a resposta é Sim. Vamos conhecer alguns desses filmes que fazem da ficção uma mera realidade.

No Limite da Realidade (1983)

Talvez o nome seja propício para o filme, pois foi bem no limite que a gravação deste filme acabou chegando. Filme produzido por Steve Spielberg e dirigido por John Landis, é uma homenagem de ambos à série  televisiva de suspense “Além da Imaginação” que tem como fã Stephen King.
O que ocorreu?
O ator Vic Morrow estava gravando uma cena, ao qual salvava duas crianças e as levava para um helicóptero, quando...
O helicóptero se descontrola e tragicamente...
Decapita o ator e uma das crianças esmagando a outra. O fato é digno de qualquer filme de terror, e só prova que a realidade é muito mais cruel que a ficção. Produtor e diretor foram processados, mas o filme acabou sendo lançado.

Vic Morrow > Encontrada em http://ieieieblog.blogspot.com/2009_10_01_archive.html

 O Corvo ( 1994)

Mais uma morte trágica em um filme de terror. O Corvo que é um conto gótico, e estrelado por Brandon Lee.
O que ocorreu?
Alguém da produção deixou uma bala de verdade em uma arma utilizada em cena, e então...
O desastre, Brandon é atingido e morto  três dias antes do final das filmagens. O Filme foi lançado e o ator morto substituído por um dublê.

Brandon Lee > Encontrada em >http://picses.eu/keyword/brandom%20lee/

O Exorcista ( 1974)

Diversos mistérios e mortes envolvem este clássico do terror.
O ator Jack MacGowran que no filme morre empurrado de uma escada,  falece uma semana após a cena de pneumonia.

Tragédias> Mulher de Assistente de câmera perdeu o bebê durante gravações, ator do filme perde o irmão. Um rapaz que refrigerava as cenas morreu de forma misteriosa.Um dos vigias morreu à tiros na madrugada. Membro da equipe corta o dedo fora, outro serra o dedão do pé.Maldição ou coincidência?

Na cena em que Ellen Burstyn é atirada pela filha possessa, a atriz sofre uma grave lesão.
Na época da filmagem foram divulgadas 9 mortes de forma estranha, um incêncio, barulhos sinistros,  membros passando mal e sonhando com coisas demoníacas.
Encontrada em >http://www.guiadigital.info/index.php?not=1&pesq_not=1&mostra=945



Poltergeist

O filme americano de Spielperg teve grandes tragédias.
A atriz Dominique Dunne, que interpretava Dana Free, morreu estrangulada pelo namorado.
Julie Beck, reverendo Kane2 faleceu de câncer após filmagens, e por último a protagonista dos 3 principais filmes da série Heather O’Rourke que tinha apenas 11 anos, nem chegou a ver o 3º filme nos cinemas, pois morreu antes. A garota em um dia acordou com os pés inchados e não conseguiu se alimentar. Seus dedos estavam roxos, e a mãe da garota resolveu chamar a ambulância. A menina teve uma parada cardíaca no hospital e faleceu. Muitos afirmam que as mortes foram causadas pelo tema sobrenatural.

Heather O’Rourke- Encontrada em http://www.movieactors.com/actors/heatherorourke.htm



A Rainha dos Condenados

Filme de 2002 baseado no livro “ A Rainha dos Condenados” da escritora americana Anne Rice, teve uma tragédia pouco depois das gravações. A Atriz, cantora e protagonista Aaliyah morreu juntamente com oito pessoas em um acidente aéreo nas Bahamas. O pilotonão tinha permissão para voar. Jovem com apenas 22 anos a atriz deixou fãs de vários lugares triste, pois não pôde ver seu último filme nas telonas. No site de Aaliyah a família e amigos deixaram uma homenagem para a atriz.
Aaliyah - Encontrada em > http://imagensefotos.blogs.sapo.pt/5657.html



Still Here

When Followed By doubt's shadow
 Or Shrouded in  
Overcome the ramparts for,
I Know you are still here
When my world appears  hollow
And I fill it with tears
 Seemingly apart I know you are still here
When I Grasp too long on my sorrow
 I Sometimes forget where
Then you remind me and say
 Look inside in you my dear –

Rashad Haughton

Ainda Aqui

Quando seguidos pela sombra da dúvida
Envoltos,  para superar as muralhas
Eu sei que você ainda está aqui
Quando meu mundo parece oco
E eu só preenchê-lo  com lágrimas
Mesmo aparentemente distante
Eu sei que você ainda está aqui
Quando eu  me segurar em minhas tristezas
Algumas vezes eu esqueço onde você está
Você me lembra e diz

Olhe pra dentro de você, meu querido

Rashad Haughton




Mistério, superstição, castigo ou fatalidade? Eis as perguntas que surgem, mas não explicam nossa tristeza.
Post em memória de Brandon Lee, Aaliyah, Vic Morrow, Heather O’Rourke e todos os mortos em filmes, sejam ele de terror ou não.Ouvir
Ler foneticamente



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ao mestre com carinho...

                             imagem em:  http://www.askmen.com

        
         Completa hoje 63 anos o grande mestre das estórias de terror Stephen King, e pra falar dele ninguém melhor que... ele mesmo:


"Eu me interesso por pessoas boas em situações ruins, pessoas comuns em situações extraordinárias".

"As pessoas ficam desapontadas com minha aparência. Dizem:'Você não é um monstro'".

"Não tenho muitos amigos. Meu ponto de vista é como o de Mark Twain: tirando uma por uma, as pessoas são legais".


"Para muitos produtores e diretores, o material que escrevo é extremamente visual. Eles resolvem filmá-lo achando que não precisam trabalhar duro na construção dos filmes. Para eles, é só uma questão de elenco. Quando fazem os filmes, eles se concentram nos momentos em que um monstro aparece movimentando suas presas. Não acho que as pessoas estejam interessadas nisso."


"Se eu gosto de assustar as pessoas? Sim, eu gosto".

"...alguém sempre levanta e me faz essa pergunta: Por que você escolheu escrever sobre assuntos tão medonhos? Eu geralmente respondo essa com uma outra pergunta: Por que você acha que eu tenho escolha?"


"O meu trabalho se resume em duas coisas: prestar atenção em como as pessoas reais se comportam e então contar a verdade sobre o que você vê."

"As pessoas me perguntam por que eu escrevo coisas tão brutas. Gosto de dizer que tenho um coração de menino - está guardado num vidro em cima da minha escrivaninha".

domingo, 19 de setembro de 2010

Blood Mary

http://www.gaiaonline.com/forum/barton-town/a-world-of-shadows-accpeting-poeple-open/t.45008165/
 


Blood Mary em inglês significa “ Sangue de Maria”, mas não é só pelo nome que ela evoca um tom de horror e mistério. Na verdade Blood Mary é uma lenda nascida nos Estados Unidos, que aterroriza milhares de pessoas por todo o mundo. Mas o que é a Blood Mary? Como ela nasceu? Vamos lá conhecer um pouco dessa Lenda Urbana que tanto nos fascina.

A lenda foi publicada pela primeira vez nos EUA em 1978 pelo especialista em folclore Janet Langlois.  É claro que Janet se pautou em contos populares e em pesquisas da cultura popular americana para estabelecer o parâmetro de sua obra. A história, que logo se tornou uma das mais comentadas da América,  também é conhecida como “ A Bruxa do Espelho”.
A lenda trata de um espírito vingativo que surge do nada,  quando alguém, geralmente uma garota, envolta em um cobertor, sussurra e chama  13 vezes as palavras Bloody Mary , à meia-noite, iluminada por velas diante do espelho de um banheiro. Após ser chamada, o espírito de uma mulher com face de cadáver surge refletida no espelho e mata de forma sangrenta e violenta as pessoas que estão no banheiro.  Mas essa é apenas uma versão. Na verdade a cada lugar e época ela sofre modificações, e tem lendas que dizem que são 13 vezes, outras relatam que são apenas 3 vezes.
O Brasil possui  “ A Loira do Banheiro” que seria uma adaptação da estória do escritor americano, mais pra frente falaremos dela.

Como Surgiu?
Há pessoas que dizem que Mary foi executada há cem anos, pela prática de magia negra, mas há aqueles que contam uma outra história mais recente que envolve uma  vaidosa garota que após um acidente de carro, tem seu rosto completamente desfigurado. Sofrendo muito preconceito, principalmente de seus amigos e familiares, ela decidiu vender a alma ao diabo pela chance de se vingar dos jovens que cultivam a aparência. E após isso começou a aparecer nos espelhos à fim de se vingar.
Essa lenda é uma das mais difundida atualmente. Dizem que Mary era uma jovem que morreu diante de um espelho em um banheiro. Segundo a lenda, se você pronunciar "Bloody Mary" três vezes diante de um espelho de banheiro, ela aparece e arranca seus olhos. Essa lenda é muito similar a uma lenda oriental, chamada de Mulher do Algodão que tem  como diferencial usar Algodão para tapar o nariz.

Há também uma história verdadeira que pode ter influenciado o autor da lenda. No século XVI, a Rainha Maria Tudor, que era filha de Henrique VIII e Catarina Aragão, quando se tornou rainha em 1553, desejava que o catolicismo fosse mais forte na Inglaterra, país onde reinava. Ela perseguia os protestantes, que hoje são maioria na Inglaterra, e por isso ganhou uma espécie de apelido, o de “Maria Sangrenta”. Há também quem diga que a Rainha Maria, pra conservar sua beleza, tomava banho e bebia sangue de jovens garotas, mas essa história não tem confirmações válidas.


Casos
Muitos jovens curiosos com a lenda resolveram realizar o ritual, que segundo a lenda traria a Bruxa pro banheiro. Na década de 70 e 80, eram comuns banheiros com longos espelhos sem iluminação.
Houve um caso famoso na década de 70 de uma jovem nova-iorquina que afirmava não acreditar na lenda. Um dia pra provar que lenda era mentirosa, resolveu realizar a brincadeira, o que acabou em tragédia. A jovem quebrou a bacia e foi encontrada no banheiro em estado de coma. Os familiares afirmaram que ela levou um tombo, mas a identidade da garota nunca foi revelada, e a história nunca confirmada.


http://www.evilontwolegs.com/2008/08/childhood-horrors/


Espelhos

É certo que os espelhos são um dos objetos mais misteriosos e influentes que temos em nossas casas. Nos pautamos por ele em nossa aparência, se estamos bem ou não, e durante o dia vemos nosso reflexo nele diversas vezes. Viver sem um espelho é quase impossível pra nós. Outra coisa que é certa, é que esse objeto fascinante é um dos mais utilizados em filmes e lendas. Quem não se lembra do Espelho Mágico no conto de fadas “Branca de Neve”? Ou do espelho que aprisiona crianças e também faz parte de tudo que leva Coraline ao aterrorizante apartamento ao lado no livro de Neil Gaiman “Coraline”, ou até mesmo no conto “ O Espelho” de Machado de Assis. Assim como nestes livros, o espelho também é peça fundamental na história de Blood Mary, e é um dos objetos em comum na grande parte das histórias contadas.

http://drianiticamente.blogspot.com/2009/03/snow-white-and-seven-dwarfs.html


“Espelho, espelho meu,
Sai do espaço profundo
E vem dizer se há no mundo
Mulher mais bela do que eu...
(Fala da Madrasta no conto "A Branca de Neve

Assim como na história de Branca de Neve, muitos são os contos que falam de um espelho mágico. O Espelho evoca mistério, evoca reflexo, ele pode mostrar a alma ou aprisioná-la junto com a vaidade.
A palavra espelho vem do latim SPECULUM, e também deu nome à "especulação", e originalmente, significava observando as estrelas através do "espelho". E da palavra "estela" (SIDUS), vem consideração, que etimologicamente significa olhar o conjunto de estrelas. E essas duas palavras abstratas  nasceram do estudo dos astros refletidos no espelho. O que reflete o espelho? A verdade, a sinceridade, e o conteúdo do coração e da consciência.

http://irisnaque.blogspot.com/

Versão Brasileira da Lenda

Como já foi dito há uma versão muito conhecida de Blood Mary no Brasil, comumente chamada de “Loira do Banheiro”.
A Lenda brasileira assim como a americana, tem muitas versões. As mais  conhecidas são as seguintes:
Diz-se que ela era uma garota que matava aulas e ficava no banheiro, e um dia de forma estranha e misteriosa morreu quando fazia isso. Desde então, o espírito da garota perambula pelos banheiros das escolas do Brasil, muitas vezes refletida no banheiro e aterrorizando os alunos, e quem sabem até matando, como faz a Blood Mary. Se você mata aula no banheiro, tome cuidado.
Outra estória é a de que a loira, na verdade era uma professora que morreu assassinada pelo marido no banheiro de uma escola pública de São Paulo. A professora morreu, pois seu marido descobriu um caso dela com um aluno.
Entre essas versões, que também incluem uma morte por afogamento no vaso sanitário, muitas têm uma receita para a loira aparecer. Vamos ver algumas formas:
v  Chutando três vezes o vaso sanitário e dizendo alto três palavrões
v  Puxando três vezes a descarga e também falando palavrões
v  Cruzando os dedos em frente ao espelho e dizendo “ Vem Loira, Vem Loira”.

http://thehorrorpedia.com/2010/06/26/obscuro-a-lenda-da-loira-do-banheiro/


Se ela aparece? Bom isso eu já não sei, mas que a lenda é famosa em todo mundo isso é certo. Em cada país ela leva suas tradições, seus nomes e suas diferenças.
Blood Mary, ou Loira do Banheiro, já foi retratada em filmes e seriados, como é o caso do 5º Episodio Da 1ª Temporada de Sobrenatural, e do filme “Lendas Urbanas” de 1992. Até a turma da Mônica conta com sua versão (http://www.monica.com.br/comics/banheiro/pag1.htm), de uma forma mais humorada e infantil.
É certo que essa lenda e o “ritual” para chamar a bruxa ou a loira passará por gerações, e que com certeza em sua época de escola, muitos já sentiram o medo de serem surpreendidos por uma loira, que apesar de bonita esconde um segredo infernal. Ela está morta. E ela pode matar!

O Seriado Sobrenatural como foi dito, fez um episodio desta lenda, vejam> Blood Mary


http://www.youtube.com/watch?v=B5nOH0gpeXs&feature=related



FONTES: