domingo, 19 de setembro de 2010

Blood Mary

http://www.gaiaonline.com/forum/barton-town/a-world-of-shadows-accpeting-poeple-open/t.45008165/
 


Blood Mary em inglês significa “ Sangue de Maria”, mas não é só pelo nome que ela evoca um tom de horror e mistério. Na verdade Blood Mary é uma lenda nascida nos Estados Unidos, que aterroriza milhares de pessoas por todo o mundo. Mas o que é a Blood Mary? Como ela nasceu? Vamos lá conhecer um pouco dessa Lenda Urbana que tanto nos fascina.

A lenda foi publicada pela primeira vez nos EUA em 1978 pelo especialista em folclore Janet Langlois.  É claro que Janet se pautou em contos populares e em pesquisas da cultura popular americana para estabelecer o parâmetro de sua obra. A história, que logo se tornou uma das mais comentadas da América,  também é conhecida como “ A Bruxa do Espelho”.
A lenda trata de um espírito vingativo que surge do nada,  quando alguém, geralmente uma garota, envolta em um cobertor, sussurra e chama  13 vezes as palavras Bloody Mary , à meia-noite, iluminada por velas diante do espelho de um banheiro. Após ser chamada, o espírito de uma mulher com face de cadáver surge refletida no espelho e mata de forma sangrenta e violenta as pessoas que estão no banheiro.  Mas essa é apenas uma versão. Na verdade a cada lugar e época ela sofre modificações, e tem lendas que dizem que são 13 vezes, outras relatam que são apenas 3 vezes.
O Brasil possui  “ A Loira do Banheiro” que seria uma adaptação da estória do escritor americano, mais pra frente falaremos dela.

Como Surgiu?
Há pessoas que dizem que Mary foi executada há cem anos, pela prática de magia negra, mas há aqueles que contam uma outra história mais recente que envolve uma  vaidosa garota que após um acidente de carro, tem seu rosto completamente desfigurado. Sofrendo muito preconceito, principalmente de seus amigos e familiares, ela decidiu vender a alma ao diabo pela chance de se vingar dos jovens que cultivam a aparência. E após isso começou a aparecer nos espelhos à fim de se vingar.
Essa lenda é uma das mais difundida atualmente. Dizem que Mary era uma jovem que morreu diante de um espelho em um banheiro. Segundo a lenda, se você pronunciar "Bloody Mary" três vezes diante de um espelho de banheiro, ela aparece e arranca seus olhos. Essa lenda é muito similar a uma lenda oriental, chamada de Mulher do Algodão que tem  como diferencial usar Algodão para tapar o nariz.

Há também uma história verdadeira que pode ter influenciado o autor da lenda. No século XVI, a Rainha Maria Tudor, que era filha de Henrique VIII e Catarina Aragão, quando se tornou rainha em 1553, desejava que o catolicismo fosse mais forte na Inglaterra, país onde reinava. Ela perseguia os protestantes, que hoje são maioria na Inglaterra, e por isso ganhou uma espécie de apelido, o de “Maria Sangrenta”. Há também quem diga que a Rainha Maria, pra conservar sua beleza, tomava banho e bebia sangue de jovens garotas, mas essa história não tem confirmações válidas.


Casos
Muitos jovens curiosos com a lenda resolveram realizar o ritual, que segundo a lenda traria a Bruxa pro banheiro. Na década de 70 e 80, eram comuns banheiros com longos espelhos sem iluminação.
Houve um caso famoso na década de 70 de uma jovem nova-iorquina que afirmava não acreditar na lenda. Um dia pra provar que lenda era mentirosa, resolveu realizar a brincadeira, o que acabou em tragédia. A jovem quebrou a bacia e foi encontrada no banheiro em estado de coma. Os familiares afirmaram que ela levou um tombo, mas a identidade da garota nunca foi revelada, e a história nunca confirmada.


http://www.evilontwolegs.com/2008/08/childhood-horrors/


Espelhos

É certo que os espelhos são um dos objetos mais misteriosos e influentes que temos em nossas casas. Nos pautamos por ele em nossa aparência, se estamos bem ou não, e durante o dia vemos nosso reflexo nele diversas vezes. Viver sem um espelho é quase impossível pra nós. Outra coisa que é certa, é que esse objeto fascinante é um dos mais utilizados em filmes e lendas. Quem não se lembra do Espelho Mágico no conto de fadas “Branca de Neve”? Ou do espelho que aprisiona crianças e também faz parte de tudo que leva Coraline ao aterrorizante apartamento ao lado no livro de Neil Gaiman “Coraline”, ou até mesmo no conto “ O Espelho” de Machado de Assis. Assim como nestes livros, o espelho também é peça fundamental na história de Blood Mary, e é um dos objetos em comum na grande parte das histórias contadas.

http://drianiticamente.blogspot.com/2009/03/snow-white-and-seven-dwarfs.html


“Espelho, espelho meu,
Sai do espaço profundo
E vem dizer se há no mundo
Mulher mais bela do que eu...
(Fala da Madrasta no conto "A Branca de Neve

Assim como na história de Branca de Neve, muitos são os contos que falam de um espelho mágico. O Espelho evoca mistério, evoca reflexo, ele pode mostrar a alma ou aprisioná-la junto com a vaidade.
A palavra espelho vem do latim SPECULUM, e também deu nome à "especulação", e originalmente, significava observando as estrelas através do "espelho". E da palavra "estela" (SIDUS), vem consideração, que etimologicamente significa olhar o conjunto de estrelas. E essas duas palavras abstratas  nasceram do estudo dos astros refletidos no espelho. O que reflete o espelho? A verdade, a sinceridade, e o conteúdo do coração e da consciência.

http://irisnaque.blogspot.com/

Versão Brasileira da Lenda

Como já foi dito há uma versão muito conhecida de Blood Mary no Brasil, comumente chamada de “Loira do Banheiro”.
A Lenda brasileira assim como a americana, tem muitas versões. As mais  conhecidas são as seguintes:
Diz-se que ela era uma garota que matava aulas e ficava no banheiro, e um dia de forma estranha e misteriosa morreu quando fazia isso. Desde então, o espírito da garota perambula pelos banheiros das escolas do Brasil, muitas vezes refletida no banheiro e aterrorizando os alunos, e quem sabem até matando, como faz a Blood Mary. Se você mata aula no banheiro, tome cuidado.
Outra estória é a de que a loira, na verdade era uma professora que morreu assassinada pelo marido no banheiro de uma escola pública de São Paulo. A professora morreu, pois seu marido descobriu um caso dela com um aluno.
Entre essas versões, que também incluem uma morte por afogamento no vaso sanitário, muitas têm uma receita para a loira aparecer. Vamos ver algumas formas:
v  Chutando três vezes o vaso sanitário e dizendo alto três palavrões
v  Puxando três vezes a descarga e também falando palavrões
v  Cruzando os dedos em frente ao espelho e dizendo “ Vem Loira, Vem Loira”.

http://thehorrorpedia.com/2010/06/26/obscuro-a-lenda-da-loira-do-banheiro/


Se ela aparece? Bom isso eu já não sei, mas que a lenda é famosa em todo mundo isso é certo. Em cada país ela leva suas tradições, seus nomes e suas diferenças.
Blood Mary, ou Loira do Banheiro, já foi retratada em filmes e seriados, como é o caso do 5º Episodio Da 1ª Temporada de Sobrenatural, e do filme “Lendas Urbanas” de 1992. Até a turma da Mônica conta com sua versão (http://www.monica.com.br/comics/banheiro/pag1.htm), de uma forma mais humorada e infantil.
É certo que essa lenda e o “ritual” para chamar a bruxa ou a loira passará por gerações, e que com certeza em sua época de escola, muitos já sentiram o medo de serem surpreendidos por uma loira, que apesar de bonita esconde um segredo infernal. Ela está morta. E ela pode matar!

O Seriado Sobrenatural como foi dito, fez um episodio desta lenda, vejam> Blood Mary


http://www.youtube.com/watch?v=B5nOH0gpeXs&feature=related



FONTES:





3 comentários:

  1. Wilton eu adoro essa lenda. Uma vez me pediram para escrever lendas urbanas em meu blog. Acho que essa pesquisa que você e sua fez, me inspirou muito para criar uma estória semelhante à essa, Bloody Mary.

    ResponderExcluir
  2. Eu,sinceramente acredito em tudo até que prove ao contrario e acredito que se ficar na frente do espelho e falar tres vezes Blood Mary ela vem rsrs
    Já assisti o episodio do Sobrenatural sobre Blood Mary,nossa foi demais!
    Adorei saber mais sobre esse assunto,ficou demais essa pesquisa!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Deves ser muito anormal fdx...nem é Blood Mary seu burro idiota ! é BloodY Mary com "Y" no fim !!!!! logo não é Blood Mary(q qer dizer Sangue Maria) nem Mary's Blood(q isto sim qer dizer sangue de Maria) mas é sim Bloody Mary ! (Maria Sangrenta) eh pah quem não sabe das coisas não as escreva ! que raiva !

    ResponderExcluir