segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cemitérios e a Arte do Sepulcro



http://catedral.weblog.com.pt/arquivo/2004_09



A morte sempre foi para o homem um dos temas que mais lhe desperta interesse e fascínio e a crença em uma vida posterior fez com que se procurasse dar aos mortos um descanso digno ou pelo menos apropriado, dependendo da situação.
Os vikings punham fogos em navios onde estavam seus mortos e os lançava ao mar;
Os egípcios, crentes numa vida após a morte, criaram para seus mortos mais ilustres as prodigiosas pirâmides.
Alguns indígenas enterravam seus mortos em locais altos, na crença de protegê-los de maus espíritos, esses locais eram considerados sagrados e/ou assombrados e por conseguinte, evitados.
Já os cristãos tinham o hábito de enterrar seus mortos em locais sagrados, geralmente no pátio das igrejas, costume que perdurou até a época da peste negra, quando esse hábito passou a tornar-se perigoso, foram então criados locais mais distantes dos centros urbanos, que os cristãos convieram em chamar de cemitério que em significa “fazer deitar” ou “por a jazer”. 
Outro motivo para a criação de cemitérios a céu aberto teria sido a rápida expansão das cidades, o que exigia medidas práticas.
Também os mais ricos e abastados senhores da época tinham o seu próprio sítio ou terreno onde enterravam os membros de sua família, prática que hoje em dia é bem rara mas ainda não extinta de todo.




Arte Tumular


cemitério da consolação

http://historiadejahu.blogspot.com/2010/07/eugenio-prati-e-sua-escultura-no.html

O homem sempre se utilizou da arte como forma de expressão, e a arte tumular, é um bom exemplo disso.
Um pouco desconhecida das pessoas em geral, e muitas vezes cercada de preconceitos, esse tipo de arte pode ser observada principalmente em cemitérios mais antigos, quando era mais valorizada.
Obras de valor histórico inegável, qualidade estética impecável, feitas tantos por artistas famosos quando talentosos desconhecidos, algumas tão ricamente detalhadas e tão belas que chegam a virar alvo de visitas e turismo.
Algumas necrópoles como Recoleta em Buenos Aires, Père Lachaise em Paris e o Cemitério da Consolação aqui no Brasil, viraram pontos turísticos.
No Brasil esse tipo de arte não é muito considerado, visto terem sobre cemitérios uma visão pejorativa de aspecto negativo.
Geralmente feitos para senhores abastados e poderosos que mesmo na morte queriam ser admirados, os grandes mausoléus eram símbolo de prosperidade.
Com a era industrial e capitalista, crise econômica e afins, essa prática foi aos poucos sendo negligenciada, era época de cortar custos! 
Também os estilos foram se modificando, aos poucos os temas mais religiosos foram dando lugar a algumas figuras pagãs, como hermes ou outras mitologias, a imagem dos anjos foram aos poucos sendo humanizadas, sendo que em seu lugar às vezes pode se encontrar figuras humanas, de adolescentes e crianças.
O fato é que esse tipo de arte, assim como as demais não deixa de demonstrar bem a época em que se vive.
Algo que é muito triste no entanto, é ver que algumas dessas obras tão incríveis, estão se degradando devido à falta de cuidades e até pela própria ação do tempo, e com esse não se pode lidar...


morteparavivos.blogspot.com/ 





cemitério da consolação [2]



http://mesquita.blog.br/arte-escultura-arte-cemiterial-brasileira





cemitério Católico em Roma.  [1]

































Superstições e Curiosidades



Cemitérios e túmulos em geral, sempre exerceram no ser humano  fascínio e serviram de base a vários mitos e superstições.Juntamos aqui algumas das mais interessantes bem como algumas curiosidades:



Pet Sematery
King escreve em 1983 um de seus mais famosos livros sobre um cemitério indígena que traria de volta à vida aqueles que nele são enterrados, porém esse retorno não é nada agradável.
E os Ramones, em uma óbvia alusão ao livro de king, lançam a música "Pet Sematary", onde diziam que não queriam ser enterrados nele;
Uma versão cinematográfica do livro também foi feita pouco tempo depois do lançamento do livro (considerada quase fiel pelos fãs).
Cemitérios de animais eram comuns em algumas regiões dos EUA, sendo mais raro por aqui.

Vampiros
Segundo algumas lendas, os vampiros viveriam em antigos mausoléus em cemitérios abandonados para onde atraíam suas vítimas, ou então sendo escolhido apenas como seu local de descanso ocasional durante o dia.

Zumbis
É quase via de regra que os zumbis, pelo fato óbvio de serem mortos que retornam à vida, saem dos cemitérios para atacar suas vítimas e comerem seus cérebros.

Espíritos
Diversos relatos nos fazem crer que os espíritos,tanto bons quanto maus, em geral os sofredores, têm com o local onde seu corpo repousa uma ligação incontestável.

Góticos
Talvez seja pela paz, talvez pela beleza da arte tumular, o fato é que a cultura gótica sempre esteve intimamente ligada à esses locais, sendo possível de serem encontrados góticos perambulando por eles durante à noite, segundo alguns seria um ótimo local para se pensar, principalmente a respeito da morte.

Savannah
Considerada uma das cidades mais assombradas dos EUA, tem em seus cemitérios além de belas obras de arte, também muitas estórias, como por exemplo: Colonial Park Cemetery (uma moça encontrada aos prantos diante dos portões disse que o rapaz que a convidara pra sair desapareceu ao chegar em frente ao portão;). Bonaventure Cemetery (As pessoas costumavam tocar a estátua de uma garotinha - Grace- acreditando conseguir assim boa sorte.). Laurel Grove Cemetery (abriga um dos mais antigos cemitérios negros, considerado como referência histórica e cultural muito significativa para a cultura afro-americana).

Cemitério da Consolação
Considerada uma das mais antigas necrópoles em funcionamento da cidade de SP, é muito conhecido pela beleza da arte tumular; dentre elas o mausoléu da família Matarazzo, o maior da América Latina que possue, do subsolo ao pico, cerca de 25 m. de altura.
Dentre seus membros ilustres estão: Oswald e Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Campos Salles, Monteiro Lobato, Ruth Cardoso entre outros.


3 comentários:

  1. Nossa que chique esse artigo. Uma coisa que adoro e confesso que sou fã, é de arte tumular. Eu sempre gostei desde pequeno ir aos cemitérios para ver os túmulos que possui mais detalhes do que os ooutros, com anjos, pessoas chorando e etc. Estão de parabéns pelo artigo...

    ResponderExcluir
  2. Realmente... no cemitério existem verdadeiras obras de arte... mas eu não consigo deixar de me sentir mal em um lugar assim, tanto que eu já falei, quando eu morrer prefiro que doem os orgãos e o que não puder ser doado que seja cremado. >_>'

    Obs. O post ficou legal, eu gostei muito

    bjs

    ResponderExcluir
  3. adoro essas estatuas simplismente me facinam.
    são perfeitaS ao contario do post acima me sinto muito em paz nesses tipos de locais, e comentando mais quero ser enterrada do jeito que nasci com todos os meus orgãos no lugar...e de preferencia com uma bela estatua assim no meu túmulo...


    otima essas postagem ficaram muito boas,adorei!!

    ResponderExcluir