segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dossiê Vampiro - II

continuação...


Criatura e Criador

Apesar de ser imortal e dispensar apresentações, o vampiro nasceu da mente de um ser humano. Muito já se discutiu sobre as verdadeiras origens do mito, mas como vimos no post anterior, suas origens são muito antigas. Apesar disso foi um irlandês que deu maior fama aos vampiros criando um ser que perambula até hoje pelos filmes de terror, esse ser é o mais conhecido conde, o Conde Drácula. Falaremos um pouco dos principais criadores e recriadores, pois a lenda sempre ganha novos toques e preceitos, começando por nada menos que Bram Stoker, considerado o pai da literatura vampiresca.


                                            imagem encontrada em: www.pauloazul.blogspot.com

BRAM STOKER


Abraham Bram Stoker nasceu no dia 8 de novembro de 1847 em Clontarf, Irlanda. Durante sua vida, além de escritor Stoker trabalhou como jornalista para um jornal de Dublin, Irlanda.
 Em sua vida acadêmica se formou como matemático, mas sua grande paixão era a literatura escrevendo diversos ensaios, contos e livros, entre eles o famoso Drácula, lançado em 26 de maio de 1897.
Stoker foi  casado com Florence Barcombe e teve apenas um filho ao longo de sua vida que chegaria ao fim no dia 20 de abril de 1912, 10 anos  antes de seu romance Drácula ganhar sua primeira adaptação para as telonas, com o filme Nosferatu.




                                   imagem encontrada em:www.internetmonk.com

ANNE RICE


Anne Rice nasceu em Nova Orleans, Lousiana, Estados Unidos, cidade onde passa grande parte das tramas do seus livros vampirescos. Rice nasceu em um belo 4 de outubro no ano de 1941. Já adulta se casou com o poeta e escritor Stan Rice.
A escritora ficou conhecida por sua série de livros “ Crônicas Vampirescas”, e pela forma como retrata os sentimentos, a paixão e as dificuldades enfrentadas por um ser que pra muitos não passava de um animal. Rice soube dar um toque de leveza e sensualidade a sua obra, fato que talvez explique a fama de seus livros, recriando um mundo onde vampiros e humanos se apaixonam entre si. 
Dos 12 livros que escreveu do mundo dos vampiros, 2 chegaram as telonascom grandes atuações. Entrevista Com o Vampiro e A Rainha dos Condenados já viraram clássicos do cinema gótico de terror.
Após a morte de seu marido em 2005 Rice, deixou os vampiros de lado, pois acredita que já contou a história de seu protagonista Lestat. Agora  se dedica a outro grupo de imortais, os anjos.




                                                                               imagem encontrada em: www.quotesandsayings.com

STEPHEN KING


Mais comumente chamado de mestre do terror, o americano nascido em Bangor, Maine, Estados Unidos é talvez um dos mais aclamados escritores de terror que já passaram por nosso mundinho obscuro. Stephen Edwin King, nasceu no dia 21 de setembro de 1947,  e desde cedo já sabia que seu caminho era ser escritor.
King é um aclamado fã de J.R.R.Tolkien, escritor da série “O Senhor dos Anéis”, e também busca influência em autores como Edgar Allan Poe e H.P.Lovecraft.
As obras do mestre se popularizaram na década de 70 e 80, quando seus principais romances começaram a ser adaptados pro cinema. Até hoje as obras de King ainda são muito utilizadas pela indústria de Hollywood, pois apenas o nome de King  já caracteriza uma boa história de terro, e em outra escala, lucro.
O autor de livros como “Carrie”, “O Iluminado”, “ Christine- O Carro Assassino”, “Cão Raivoso”, entre outros mais de 60 títulos, é conhecido também por sempre retratar em suas obras as diversas criaturas das trevas, e o vampiro não ficou de lado.
Em 1975 King lança seu segundo romance intitulado no Brasil de “A Hora do Vampiro”. O livro foi baseado no livro de Stoker, Drácula, e alguns anos depois ganhou uma versão para a televisão “Os Vampiros de Salém”.




                                             imagem encontrada em: www.twilighters.com.br



STEPHANIE MEYER


Após um sonho que a autora da Série Crepúsculo teve em 2003,  no qual uma  garota e um vampiro estão apaixonados, mas ele deseja o sangue dela, a escritora tinha certeza de uma coisa: Deveria que escrever aquilo!
Stephanie Meyer nasceu nos Estados Unidos no dia 24 de dezembro de 1973. Atualmente é uma das mais conhecidas escritoras do gênero romance, por suas obras recheadas de paixão e romantismo.
Com os 4 livros da saga Crepúsculo os “vampiros” voltaram à moda, mas já não são enigmáticos, medonhos, sensuais como eram antes. Meyer trouxe a tona um vampiro sentimental, bonzinho e apaixonado, e refez a lenda criadas à séculos com toques diferenciados, o que recebeu muitas críticas dos fãs de filmes e livros de Vampiros.
A autora já vendeu mais de 100 milhões de livros, e a série se tornou ainda mais famosa devido a adaptação cinematográfica iniciada em 2008,  que arrebatou milhões de adolescentes em todo mundo.
Edward Cullen, seu vampiro protagonista é um rapaz que quase toda garota pediu a Deus, é como se fosse um príncipe educado e romântico, e talvez esse seja a grande sacada da autora, ao colocar também em sua obra um “lobisomem” que seria totalmente ao contrário do vampiro Edward, machão, forte, e sempre pronto pra tentar roubar um beijo de Bella Swam, a confusa protagonista por quem ambas as criaturas das “trevas” são apaixonados.



Esses foram apenas alguns dos muitos autores que já escreveram sobre esse tema; Agora, caro leitor, cabe a você decidir qual a versão que mais lhe agrada e qual autor, na sua opinião, soube caracterizar melhor essa personagem tão enigmática.


                                                                                                                       Continua...

4 comentários:

  1. Muitoo bom esse post, vocês comentaram dos escritores mais conhecidos pelas suas obras esplendidas vampirescas, e como sempre Stephanie Meyer foi uma autora que revolucionou a literatura vampiresca. Agora mudando de assunto, Anne Rice já lançou algum livro sobre anjo? Se tiver passa o nome?

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber mais sobre esses escritores fantasticos!
    E tambem acho que a Stephanie Meyer revolucionou o mundo dos vampiros...
    Bjs e até a proxima!

    ResponderExcluir
  3. Flávio Silva:
    que bom que gostou do post!
    quanto à sua pergunta, ela iniciou a série Os cânticos do Serafim em 2009 com o livro O tempo do anjo; até agora não soube que ela tenha lançado o próximo.
    obrigado pela visita e continue acompanhando.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do post

    comentario tosco da carol: a stephanie mayer tah com uma cara de plastica + photoshop na foto xD

    enfim disfarça isso aí em cima

    post muito legal tbm, agora tô sabendo bastante coisa sobre vampiros, fiquei curiosa com alguns autores, depois voh pesquisa
    toh amando o blog

    bjs

    ResponderExcluir