quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dossiê Vampiro - Parte Final

Essa é a parte final de nosso Dossiê...

Hall da fama...

Embora segundo algumas lendas vampiros não aparecem em fotografias e/ou filmagens, nós aqui do blog conseguimos, através de uma ferramenta de alta complexidade, mais conhecida como Internet, a imagem de alguns dos mais famosos vampiros e aspirantes que já pintaram por aí.



                                                              imagem encontrada em: www.rumcomcoca.com




Vlad - III, príncipe da Valáquia (1431 - 476)


Ele nunc apareceu numa telinha, até porque o cinema não é da sua época, mas é uma das versões da lenda mais conhecidas de todos os tempos, unindo História e Mito.
Teria servido de inspiração ao conde de Stoker.
Reza a lenda que a prática mais comum de tortura utilizada por Vlad era o empalamento, chegando a utilizar a técnica em famílias inteiras. Não é atoa que recebeu o título de O empalador.









                                                         imagem encontrada em: http://mosaicum.org


Nosferatu (Alemanha - 1922) do diretor F.W.Murnai





A primeira versão cinematográfica (que dura até hoje), do conto de Stoker, uma espécie de adaptação não autorizada.

Eis a criatura, Orlok, que não tem escrúpulos, charme ou beleza alguma, o vampiro original que só está interessado na própria sobrevivência.














                                                                       imagem em: www.casadohorror.t5.com.br


Drácula (EUA - 1931) do diretor Tod Browning, estrelando Bela Lugosi.
O conde é um vampiro charmoso e de modos formais, porém desprovido de sexualidade (ao contrário do que sugere a figura) devido à época em que foi produzido.
É a primeira versão oficial do conto de Stoker.





                                                                       imagem em: www.roberthood.net

Horror of Drácula (EUA - 1958), interpretado por Christopher Lee.
Surge o vampiro sedutor, que com charme e elegância seduz a vítima, geralmente uma bela mulher, para sugar seu sangue. Uma mescla de fantástico, romance e sensualidade até então nunca vista no cinema.
Vem dele o esteriótipo vampiresco mais conhecido: um homem elegante, de modos finos e uma longa capa.




                                                          imagem em: www.oeclipsenegro.blogspot.com

Louis de Pount du Lac (Brad Pitt, Interview witch the Vampire, EUA -1994).
O monstro com alma humana, Louis é aquele que busca resposta, que aprecia a humanidade e sofre por não fazer mais parte dela.
Baseada na obra de Anne Rice, é um eterno sofredor, que tem com seu criador Lestat, uma relação de amor e ódio levada ao extremo.


                                           imagem em: www.whatsnewlili.wordpress.com

Claudia (Kirsten Dunst - 1994), a vampira criança, cria de Louis, dada por Lestat ao mesmo para lhe servir de companhia, é tutelada pelos dois, mas sente mais apego Louis enquanto guarde de Lestat amargo rancor.
Talvez pela sua condição de eterna criança, que desconhece a humanidade, é de longe uma das mais cruéis vampiras já criadas, tanto na literatura quanto no cinema; Claudia é puro instinto, mata tanto pela necessidade quanto pelo prazer.
Também sofre por não poder crescer normalmente, e se desespera ao se ver presa, ela mulher num corpo de criança, que nunca se modifica.



                                                       imagem em: www.sentimentonoslivros.blogspot.com


Lestat de Lincourt (Queen of the Damage, EUA - 2002).
Stuart Towsend é quem dá vida a esse personagem tão controverso.
Lestat é ambicioso, vaidoso e dono de um ego incrível; ele não quer se esconder dos mortais, ao contrário, quer ser adorado por eles e para isso se reiventa na pele de um astro de rock, nada mais apropriado.

Apesar das diferenças óbvias entre filme e livro, o personagem não deixa de mostrar as caraterísticas que fizeram dele um dos mais lembrados personagens da mitologia vampírica. Ricce criou um dos mais fascinantes personagens de todos, aquele que odiamos e ao mesmo tempo adoraríamos que mordesse nosso pescoço.




                                                                         imagem em: www.suckerforvampires.wordpress.com

Angel (seriado Buffy: the Vampire Slayer, EUA - 1997)
David Boreanaz interpreta Angel, o vampiro com alma ( ele teve sua alma restaurada por uma maldição cigana como vingança por ter assassinado um deles), que se apaixona justamnete pela caça-vampiros, Buffy (Sarah Michele Gellar).
Por motivos óbvios essa  tumultuada relação entre caça e caçadora não poderia ter um futuro garantido, e com efeito após perder sua alma novamente e quase matar Buffy (no fim ela que quase dá cabo dele), ele consegue recuperar sua alma, porém o relacionamento não prossegue e Angel acaba por migrar para sua própria série título em 1999.
Angel é um vampiro contraditório, a começar pelo nome, que atormentado pelos crimes cometidos no passado busca redenção na luta contra o mal em Los Angeles.



                                                                  imagem em: http:// alphasbitefight.nireblog.com

E por falar em contradições, eis um personagem que reflete muito bem isso.
Blade ( Wesley Snipes, EUA - 1998) é ao mesmo tempo caça e caçador, um vampiro híbrido que foi contaminado quando sua mãe em trabalho de parto é mordida por um vampiro.
Blade tenta conter seus instintos com a ajuda de seu mentor Wistler (K. Kristophen) ao mesmo tempo em que mata os vampiros que aterrorizam sua área. Num mundo onde vampiros não são nem heróis e nem um pouco humanos, Blade, aquele que anda de dia, é uma lenda, em sua busca por justiça e eventualmente alguma vingança pessoal.




                                                                         imagem em: http://theyearzero.wordpress.com
  
Mitchel (Aindan Turner, Reino Unido - 2009) de Being Human, faz parte de uma nova leva de vampiros.
Ele anda de dia, se alimenta normalmente, trabalha em um hospital, não bebe sangue (afora algumas recaídas ocasionais) e juntamente com seus melhores amigos, George (Russel Tovey), um lobisomen, e Annie (Lenora Crichlow), um fantasma, tenta levar uma vida "normal".
                                                                      
 http://raquelamapos.wordpress.com/

Edward Cullen ( Robert Pattinson- Twilight 2008)
Ele é um eterno adolescente, freqüenta o colegial, está apaixonado por uma garota problemática insonsa pela qual está em richa eterna com um lobisomen mirim.
Com certeza nenhum vampiro jamais “brilhou” tanto como ele, Edward Cullen (Robert Pattison, EUA – 2008).
Ele bebe apenas o sangue de animais (se é que o bebe), está sempre fugindo das investidas da amada, Bella Swan (Kristen Stewart) e anda de dia, quando ao invés de virar uma bola de fogo flamegante ele vira purpurina pura, sim caros amigos, o garoto brilha.
Há sérias divergências quanto a considerar tal ser como um vampiro, mas que fazer? Temos que dar espaço a todas as vertentes do gênero, e que Drácula nos perdoe nesse momento, ou melhor, que levante dessa tumba e venha ensinar a esse rapaz perdido com quantos pescocinhos se faz um vampiro.


http://mundoespelho.blogspot.com/
 

Bill Compton (Stephen Moyer-2009-2010)
Mas nem tudo está perdido!
Eis que ao som de Bad Things de Jace Everett, surge Bill Compton (Stephen Moyer –será que só eu percebi algo interessante nesse nome?--, EUA – 2008).
Ele é durão, e apesar de viver praticamente à base de True Blood (uma espécie de sangue sintético que dá nome à série) não se abstém de mostrar suas presas quando se trata de defender sua garota, Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata e meio desastrada que apesar de não estar interessada em passar para o outro lado não se recusa a alimentar seu namorado.
No mundo criado por Charlaine Harris, criadora da série de livros do qual o seriado foi adaptado, os vampiros não precisam mais se esconder, pelo contrário, andam livremente entre os humanos, e exercem sobre os mesmos um sentimento de repúdio e fascinação. Em plena Louisiana, notável por seu passado conturbado, os vampiros convivem com diversos outros personagens mitológicos, como lobisomens, metamorfos e outros, e têm que conviver com outra faceta da humanidade: o preconceito, não deixando de lado suas características tão próprias, como o fato de andarem somente à noite e sim queimarem lentamente quando expostos ao sol (como se vê numa cena dramática onde Bill quase vira churrasco ao tentar salvar Sookie em plena luz do dia), sua pele notavelmente pálida e seu poder de sedução. 

http://lightanddarkness-mc.blogspot.com/


Vampiries Diaries ( Seriado americano-2009)
Dois irmãos, um cheio de boas intenções, Stefan (Paul Wesley), e um claramente mal intencionado, Damon (Ian Somerhalder), que têm em comum além do interesse pela problemática (vampiros realmente têm queda por garotas-problema né?) Elena Gilbert (Nina Dobrev) o fato de serem ambos vampiros, uau. A trama de The Vampire Diares (EUA – 2009), baseado na série de livros homônima da escritora L.J.Smith, gira em torno desse triângulo amoroso, que é agravado pelo fato de Elena ser exatamente idêntica (de fato a mesma atriz faz os dois papéis, rs) a Katherine Pierce, uma vampira que séculos antes teria encantado os irmãos Salvatore. Eis a receita para mais uma série de sucesso nessa nova onda vampiro-mania.

 
Vampiros – Versão mangá

Como não podia deixar de ser, os mangakás nipônicos não deixaram de incorporar os vampiros à sua já tão criativa arte. Os vampiros estrelam diversos animes, são audaciosos, românticos, malignos, enfim, há uma infinidade de gêneros e estilos, aqui citaremos apenas alguns, sendo eles:

Dance in the Vampire Bund, (animação: Shaft  produção: Shinbo – 2010)

http://exunited.sysirc.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=3622

 
Pra variar um triângulo amoroso, com o tempero picante de intrigas e disputas de poder.
A vampira criança, princesa Mina Tepes, quer criar um residencial para vampiros, o Vampire Bund,  por isso ela se revela diante de toda a imprensa japonesa e aos poucos, com manobras políticas inteligentes vai tomando o poder.
Akira é um estudante que havia perdido a memória, apagando o fato de que era um lobisomen e que havia jurado proteger a princesa Mina daqueles que querem seu fim, agora com o retorno dela, sua memória vai aos poucos se recompondo e ele passa a servi-la.
Além do passado mal esclarecido entre os dois, a princesa Mina, que apesar de ter um corpo de criança tem uma mente um tanto quanto perversa, fica sempre a provocá-lo e ele geralmente fica desconcertado perante a garota, e não tem certeza sobre seus sentimentos.
A outra ponta de triângulo é a humana Yuki que é apaixonada por Akira, que também sente algo por ela porém não quer magoá-la ou colocá-la em perigo, e também ela não sabe que ele é um lobisomen.
Nesse anime percebe-se algumas referências aos vampiros originais: Tepes, o sobrenome de Mina, é o mesmo de Vald Tepes, o homem que deu origem à lenda, e Mina seria o diminutivo de Wilhelmina Murray, uma personagem de Bran Stoker.



Blood +, (estúdio: Production I.G; direção: Fujisaku – 2005)

http://chemistryinmyheart.blogspot.com/2009_05_01_archive.html




Apesar de inspirado no filme de animação Blood: The Last Vampire (2000), não é uma continuação daquele, pois apesar de se utilizar de alguns dos elementos do filme, segue caminho próprio e distinto.
Aqui não existe vampiros como os conhecemos, existem os Chiropteras (algo como morcegos sugadores de sangue, porém muito maiores) e existe Saya, a única que pode nos proteger desses monstros sanguinários.
Saya é uma adolescente totalmente comum que vive com seu pai adotivo, um militar aposentado, e seus dois irmãos, também adotados; Saya não tem lembranças de seu passado e desconhece a sua verdadeira história.
Após retornar do hospital de onde ela faz transfusão de sangue (rotineiras por sinal), Saya se depara com um músico, Hagi, que ao tocar sua melodia faz com que ela tenha flashbacks de seu passado, o que a deixa muito confusa e assustada.
Após ser atacada por um Chiroptera na escola onde estudava, Saya com a ajuda de Hagi consegue despertar seu verdadeiro “eu” e derrotar a criatura.
E quem é a verdadeira Saya? Uma dica: tem a ver com sangue, o seu sangue; quanto ao resto, é só seguir o anime que as respostas virão.




Black Blood Brothers (estúdio: Live e Group Tac – 2006)

http://www.animepalm.com/

10 anos se passaram desde a Guerra Santa entre humanos e vampiros em Hong Kong.
Mochitsuki Jirou (Gintou), que foi um herói durante a guerra, está de volta ao Japão, segundo ele para mostrar o mundo ao seu irmão mais novo Michitsuki Kotaro, que apenas conhecia o castelo de sua princesa.
Durante sua estada, Gintou conhece Mimiko, uma Compromiser (algo como relações públicas) que trabalha para a Zona Especial, um local onde supostamente convivem pacificamente, os Red Bloods (humanos) e os Black Bloods (vampiros); Mimiko promete ajudar Gintou e seu irmão a entrar na Zona Especial, porém não vai ser fácil, pois ambos são Old Blood (vampiros mais antigos e mais poderosos), e não têm grande aceitação por parte daqueles que ali vivem, ainda mais porque Gintou tem a fama de atrair problemas por onde quer que vá.
A trama gira em torno da disputa entre as facções existentes na Zona Especial que ora querem fazer aliança com Gintou e ora querem matá-lo, também é permeada por diversos flash-backs do passado de Gintou e sua relação com a princesa Alice; outra coisa que fica bem nítida durante a estória é as diferenças entre os irmãos Jirou e Kotaro, enquanto que o primeiro é moreno, mal humorado e é vunerável ao sol e à água, o segundo é totalmente o oposto, é ainda uma criança, tem cabelos loiros, alegre e curioso, pode andar tranquilamente ao sol, não é vulnerável ao sol e ainda pode se alimentar normalmente como qualquer humano; apesar de todas as diferenças entre ambos, o que dá margem à vários questionamentos, o que fica evidente é que se adoram e são muito ligados.
Porém, a Zona Especial está em perigo, Cassa um antiga inimiga de Gintou planeja invadi-la e começar uma nova guerra santa, mas isso é algo que Gintou usará de todas as suas forças pra impedir que ocorra.
Os demais mistérios a respeito desses irmãos, seu passado e outros tantos personagens incríveis que aparecem no decorrer da trama, você só saberá se assistir, o bom é que o anime tem apenas 12 episódios, dá pra assistir tudo rapidinho.



  Vampire Knight (estúdio: Studio DEEN, direção: Kiyoko Sayama – 2008)



E claro, não podia deixar de falar desse clássico, um dos animes com temas de vampiros mais conhecidos, ao menos do público feminino, visto que é uma história totalmente voltada ao romance.
E mais uma vez temos aqui um triângulo amoroso.
A primeira lembrança de Yuuki, remonta de 10 anos atrás, quando viu sua família ser assassinada por um vampiro nível E e foi salva por outro, Kaname Kuran, um raríssimo sangue-puro, que a leva para o diretor do colégio Cross, que a adota e a cria como filha juntamente com Zero Kiryuu que também teve sua família assassinada por vampiros, sangue-puros, e os odeia.
Kaien Cross é um pacifista que acredita ser possível uma convivência pacífica entre humanos e vampiros, e para isso cria a Academia Cross, um internato de prestígio onde as classes são divididas em dois grupos: a Classe do Dia, cujos alunos são humanos e usam uniformes escuros, e a Classe da Noite, formada por vampiros e que usam uniformes claros.
A regra principal para os alunos da Classe da Noite é a de não beber sangue humano, ao invés disso substituem por pastilhas de sangue.
Porém nem todos os alunos da Classe do Dia sabem da existência dos vampiros e que são eles os alunos da Classe da Noite.
Para que esse segredo fique seguro e também para que as regras sejam cumpridas existem os monitores, que atuam como guardiões do colégio, são eles Yuuki e Zero.
Os vampiros desse anime são tipicamente noturnos, porém podem andar ao sol livremente e se alimentar normalmente, porém isso não impede que eles fiquem fracos quando expostos à luz solar e/ou que fiquem saciados sem sangue; para que não fiquem fracos e ao mesmo tempo não infrinjam as regras, os vampiros geralmente se utilizam do sangue de seus companheiros quando as pastilhas não são o suficiente, geralmente de alguém que se estime muito, aliás, essa é considerada uma forma de afeto.
Entre os vampiros existem algumas classificações:
Sangue-puro – o grupo mais raro e poderoso;
Nobres – segundo grupo mais poderoso;
Comuns – o maior grupo;
Ex-humanos e nível E: são humanos que ao ser mordidos por um vampiro sangue-puro, sobrevivem e se transformam, geralmente de forma dolorosa, a princípio são seres totalmente instintivos, sugadores de sangue que não tem consciência ou controle sobre si, porém isso pode ser evitado, basta que o ex-humano beba do sangue de seu criador, tornando-se assim um vampiro completo e consciente de seus atos.
Mas voltando a estória em si, Yuuki se tornou uma garota alegre e ativa, não odeia os vampiros e têm grande admiração por Kaname, que apesar de ser frio e insensível com seus companheiros, a trata de maneira carinhosa e especial; Zero também sente algo por Yuuki, porém tenta disfarçar esse sentimento agindo de forma grosseira e antipática com a garota, o que não impede que ela goste dele;
Obviamente Kaname e Zero se odeiam, não só por causa de Yuuki, mas também por motivos próprios, e Yuuki sente-se perdida ao não conseguir decidir entre o amor dos dois.




 Karin - Chibi Vampire (estúdio :J. C. Staff - 2003)







Esta é uma história de vampiros, no mínimo um tanto quanto inusitada. Os vampiros,neste universo, têm, cada qual sua preferência pessoal por um tipo específico de sangue. Por exemplo, o irmão da protagonista sente atração apenas por sangue de pessoas estressadas, o pai dela, sente atração por sangue de gente arrogante, a mãe, por sangue de pessoas mentirosas e a personagem principal, por sangue de gente triste, a irmãzinha dela, por sangue de gente invejosa.
O interessante, nesta história é que, ao saciar sua sede de sangue, os vampiros desse anime 'aliviam' esse sintoma nas pessoas mordidas. Por exemplo, a pessoa triste mordida pela personagem principal se anima por uns dias, a pessoa arrogante mordida pelo pai dela, vira humilde por uns tempos e assim sucessivamente.
[observação] Nem todo vampiro sente atração por sangue de gente que tem um sentimento ruim. A avó da protagonista, por exemplo, sente atração por sangue de gente apaixonada, o que lhe trás apenas um futuro triste e solitário uma vez que ao morder uma pessoa apaixonada, esta pessoa 'desapaixona' por uns tempos...

(essa resenha foi cortesia da maninha Nathy)
 


Pois bem, esses são alguns dos muitos animes cujo tema central são os vampiros, já os assisti todos menos Karin), embora não completos, e posso dizer que recomendo cada um deles, são bem feitos, com uma trama envolvente e uma boa arte. Segue abaixo uma lista de alguns outros animes que também possuem temas vampirescos:
Vampire princess miyu
Hellsing
Blood trinity
Rosário to vampire
Tsukihime
Kurozuca
Nightwalker
Shingetsutan tsukihime

EXTRA: Banda Vampiresca - Teatre Des Vampires

Pra quem curte um som mais gótico e também o visual vampiresco, fica a dica do Teatre Des Vampires

http://www.thegauntlet.com/bio/1326/Theatre-Des-Vampires.html#axzz0z5ul0ynS

Theatre dês Vampires é uma banda classificada de gothic metal italiana formada em 1994.
Ela ficou conhecida por letras extremamente sinistras, sempre retratando temas como vampirismo, criaturas das trevas, etc. Seu primeiro disco demo” Nosferatu, Eine Simphonie Des Grauens”, tem como tema central o filme de 1922 Nosferatu.
Seus integrantes atuais são: Sonya Scarlet no vocal, Stephan Benfante na guitarra, Fabian Varesi no teclado e no vocal de apoio, Zimon Lijoi no baixo e no vocal de apoio e Gabriel Valerio na bateria e no voal de apoio.
A banda possui diversos  fãs no Brasil.

Theatre des Vampires- Lilith Mater Inferorum



Esse foi o Dossiê-Vampiro, onde procuramos reunir todas as informações possíveis sobre esse tema tão em voga, esperamos ter esclarecido suas dúvidas, trazido outras à tona e principalmente chamado a sua atenção para essas criaturas que podem ou não estar vivendo entre nós, fiquem atentos, protejam seus pescoços e aguardem o próximo dossiê.



3 comentários:

  1. Eu adoro a Saga Crepúsculo mas,o Edward brilhando,não da pra engoli rsrs

    Stephen Moyer,Stephenie Meyer....é interessante mesmo rs

    Eu adorei muito o Dossie Vampiro,sério,ficou demais!
    Fiquei sabendo de muita coisa interessante,que não sabia...
    Ficou muuito bom!
    Bjs =D

    ResponderExcluir
  2. Nossa que ótimo artigo, e que boa finalização! Um monte de coisa que teve nesse dossie e nos outros a maioria eu não sabia. Todos os dossies eu aprendi alguma coisa, e tambem esclareceram outras. Sinceremente, nunca ouvi falar de mangá vampiresco.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom! Principalmente o dossiê Edward Cullen, rsrsr... Senti falta de um nome... Bram Stoker. Eu gosto mesmo é dos vampiros da Louisiana! Adoro a Anne Rice, a Charlaine e atualmente estou aguardando a próxima temporada de True Blood.

    ResponderExcluir