domingo, 31 de outubro de 2010

BRUXAS DE SALÉM



oeclipsenegro.blogspot



Salém é ainda hoje um dos lugares mais citados e lembrados quando se fala em bruxas. Mas o que levou esse pacato lugar a entrar para a história de uma forma que até hoje choca e nos deixa ao mesmo tempo fascinados? O que terá acontecido a esse vilarejo para que seu nome fosse conhecido de tanta gente? E as bruxas, o que tem a ver com isso? Agora vamos contar a verdadeira estória de Salém, de Salém e de suas mais ilustres moradoras, as Bruxas de Salém.





O COMEÇO

 
 

O ano era 1962.
Segundo algumas fontes tudo teria começado quando uma escrava negra africana contou a sua ama Betty Parris e suas  amigas algumas histórias vudu (religião da Africa Ocidental). As garotas assustadas com as histórias da escrava, passaram a noite toda tendo pesadelos e com sinais de pânico. O médico do vilarejo foi chamado e sem saber ao certo do que se tratava e ouvindo as garotas murmurarem algo a respeito de feiticeiras e maldições,  deu o diagnóstico: as garotas estavam possuídas pelo demônio.
Logo a notícia se espalhou pelo vilarejo, satanás estava entre eles, as pessoas entraram em pânico e logo outras garotas passaram a apresentar os sintomas: rolavam pelo chão, se recusavam a comer, grunhiam e espumavam pela boca, era um pandemônio! Alguém tinha que tomar providências!
A Igreja, representada pela Santa Inquisição resolveu tomar as rédias da situação.
O séc. era XVII e ninguém tinha dúvidas quanto a existência de bruxas e de seus poderes, o que contribui sobremaneira para que fossem a elas atribuidas todos esses acontecimentos.



PROVIDÊNCIAS


Orações e Jejuns foram organizados na tentativa de explusar o demônio das redondezas. Interrogadas por um Inquisidor, as garotas revelaram terem presenciado um ritual de Vodu feito por Tituba, a escrava africana, juntamente com mais duas mulheres Sarah Good e Sarah Osborne (hum...) alegaram inocência. Tituba no entanto admitiu ser uma feiticeira, alegando inclusive ter visto o Demônio algumas vezes, tendo ele aparecido para ela na forma ora de um porco, ora de um grande cachorro, afirmou também que em Salém havia uma convenção de feiticeiras. Pressionadas por tantas perguntas, as garotas- dentre elas a que primeiro havia demonstrados os sinais : Betty Parris, filha do reverendo- começaram a acusar de bruxaria várias pessoas do vilarejo. Abriu-se uma investigação e várias pessoas foram levadas a julgamento.






JULGAMENTO OU MASSACRE?




O clima no vilarejo de Salém estava um caos, havia desconfiança em toda parte, entre vizinhos, entre familiares e amigos, qualquer um poderia ser uma bruxa ou feiticeira disfarçada, posto que foi declarado que o Diabo podia tomar a forma de pessoas inocentes. Muitos se aproveitaram desse clima de desconfiança para resolver suas diferenças e aquelas pessoas que não se encaixavam, que eram diferentes, ou então de alguma forma pertubavam a ordem social vigente eram então acusadas de bruxaria e levadas a julgamento. Mendingos, pessoas com alguma deformidade, marcas características ou por que simplesmente não iam a igreja eram acusadas também, o absurdo chegou a tal ponto que em dado momento haviam mais de 150 pessoas presas esperando serem ouvidas.
Quando o dia do julgamento chegou, toda Salém estava presente, tanto como público como quanto réis.
Quem presidiu foi o juiz S. Sewall, e os inquiridores foram os juízes Corwin e Hattorne.
Durante o julgamento as meninas simplesmente saíram acusando pessoas aleatoriamente, inclusive aqueles que tinham ido apenas assistir. E o ponto alto do julgamento foi o testemunho de Tatuba que confessou ser uma feiticeira e se disse tomada pelo demônio, essa alegação poupou-lhe a vida. Sim, aqueles que se declarassem culpados não eram condenados a morte, pois eles criam que ao se confessar a pessoa quebrava o pacto com o demônio, porém, temendo serem marcadas para sempre em meio à sociedade, o que lhes caberia uma vida de perseguições e maus tratos, algumas pessoas preferiram negar, o que levou então ao início do massacre.
Contando os enforcados e aqueles que morreram sob tortura as vítimas giraram em torno de 20 pessoas, sem contar os dois cães que também foram enforcados.
O terror tomou conta da comunidade e pessoas influentes também começaram a ser condenadas, qualquer coisa era motivo para a condenação como bruxaria. A loucura só teve fim quando a própria esposa do governador foi acusada de bruxaria, por ser amiga de uma outra também condenada.
O governador então extinguiu o tribunal, suspendeu as excomunhões e as famílias foram indenizadas, restaurando a reputação dos executados.
Sob as garotas não se pesou nenhuma acusação, sabe-se que uma delas, Abigail Willhians enlouqueceu.
Salém então tornou-se a meca das bruxas, foi construído ali um museu noir visitado pelos turistas.
E depois desses acontecimentos nenhuma pessoa mais foi condenada por bruxaria nos Estados Unidos.




Há no chão do museu de Salém um disco com o nome de todas as pessoas executadas por bruxaria











Mas será que essas pessoas eram mesmo culpadas de suas acusações? Será que eram mesmo bruxas ou feiticeiras? Estaria Tituba falando a verdade? Ou seria tudo isso mais uma vez culpa dos preconceitos gerados por crenças infundadas e superstições absurdas?
Essas respostas nós nunca saberemos de fato, o que se pode afirmar é que o povoado de Salém, Massachucets, estará para sempre relacionado com o mito das feiticeiras, que são celebradas todo ano, no dia 31 de outubro.



5 comentários:

  1. Bom pessoal, ainda não deu tempo de ler algumas postagens, mas em breve lerei. Só vim aqui escrever que, o The Number XIX foi indicado para o Prêmio Dardos.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem, nunca assisti ou li as história. Sempre quis saber o enredo. Gostei da história está ai mais um em minha lista de ler e ver.

    ResponderExcluir
  3. O mais chocante é que não é só uma estória, foi real...

    ResponderExcluir
  4. nossa que legal *---*

    eu pensei que todas as historias sobre salem fossem apenas lendas, alguns episisodios sobre a cidade, de acordo com o blog, são veridicos D=

    adorei o post, super interessante

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de coisas , ainda correm o risco de acontecer mesmo nos dias de hoje!Por isso eu sempre que posso digo as pessoas p/ tomarem cuidado c/ a intolerância e fundamentalismos religiosos!CUIDADO!

    ResponderExcluir