domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween - Doces ou Travessuras?

Imagem Retirada da WEB

Que tal abrir a porta e ouvir " Doces Ou Travessuras?". É, hoje é Halloween, e se você não quer sofrer com travessuras, sugiro encher sua casa de doces, ou terá que sofrer as consequências. Muitas pessoas consideram esse dia apenas mais um, mas para quem gosta de filme de terror, ah, não é apenas um dia. O Dia das Bruxas é uma das datas mais importantes do calendário americano, e talvez o dia em que os mesmos mais se divertem. Como sabemos, o cinema também usa de muita imaginação com esse feriado, especialmente o cinema de horror. Mas alguém aí sabe como começou tudo? Não? Pois bem, você não será mais leigo neste assunto. Neste post falaremos um pouco do início, curiosidades e um pouco mais.. Que tal começar a jornada?


Origens
A tradição do Hallowen surgiu por volta de 600  a.c. 
Há algumas controvérias quanto às suas origens. 
Algumas fontes dizem que começou no tempo dos celtas, que acreditavam que nesse dia, 31 de outubro, as leis do tempo e espaço ficavam suspensas permitindo uma comunicação dos mortos com o mundo dos vivos. Nesse dia, eles acreditavam que os espíritos dos mortos encontrariam os vivos e ficariam com eles durante todo o ano, o que deixava a população apavorada.
Como ninguém queria ter um espírito fungando no cangote trataram logo de arranjar um jeito de se proteger: quando a noite de 31 de outubro chegava os aldeões apagavam todas as luzes de sua casa (leia-se archotes, lamparinas, fogueiras, etc), no intuito de deixá-las frias e  indesejáveis, se vestiam com roupas assustadoras e saiam pela vizinhança em estardalhaço para espantar os possíveis espríritos que estivessem rondando o local.

Já outras fontes considera duas origens durante o percurso da história.
Imagem retirada da WEB

Uma origem pagã: teria relação com os cultos aos mortos, o Samhain, realizado todo ano sob a coordenação dos Druídas (algo como sacerdotes celtas),  os celtas acreditavam que o lugar dos mortos, era um lugar perfeito, de felicidade e sem dor. Durante essas festividades os druídas atuavam como mediadores entre os vivos e seus antepassados. Também acreditava-se que os mortos vinham para guiar os seus entes queridos para o outro lado.
Outra origem bem conhecida é a católica. É na verdade a celebração do dia de todos os Santos, que no início era em 13 de maio, mas que posteriormente foi mudado para o dia 1 de novembro. O Papa Gregório IV ordenou que a festa fosse uma celebração universal, e pela grandeza da mesma, suas festas começavam na data anterior, 31 de outubro, com vígilias aos santos. 
Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".


DIA DAS BRUXAS

Outra designação dada ao Hallowen é Dia das Bruxas, termo mais utilizado em países de língua portuguesa.
O Sanhaim, dia dos mortos, que mais tarde passaria a ser conhecido como Hallowen, foi condenado na Europa por se tratar de uma festa pagã.
A relação entre esta data e as bruxas teria surgido na Idade Média, sendo seguido pelas perseguições dos líderes políticos e religiosos, era a Inquisição, que "julgava" e condenava aqueles que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos, estes eram pejorativamente chamados de "bruxas" ou "bruxos" e condenados à morte. Aqueles que comemoravam o Sanhaim eram obviamente considerados culpados de bruxaria.
Foi essa denominação que os Irlandeses levaram aos Estados Unidos quando de sua imigração no séc. XIX.
Obviamente essa comemoração foi sendo modificada com o passar do tempo, deixando de ser algo relacionado aos mortos e passando a ser apenas uma comemoração onde as crianças pedem doces e os adultos se fantasiam sem o medo de cair no ridículo. Poucos são aqueles que realmente sabem do verdadeiro significado do Hallowen ou do Dia das Bruxas.




CURIOSIDADES



Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim do verão. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o retorno do rebanho, entre outras celebrações. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.


O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Imagem retirada da WEB

Existem diferentes lendas sobre a abóbora de halloween. A mais famosa e conhecida é a de que um homem chamado Jack conseguiu, no dia de sua morte, enganar o diabo. Quando ele finalmente morreu não foi para o céu pois era um homem muito mau, mas não pode ir para o inferno porque havia enganado o diabo. Então por piedade o diabo lhe ofereceu uma lanterna e desde então Jack a carrega.
O povo europeu na Idade Média acreditava que as bruxas más podiam se transformar em gatos pretos, por isso diziam que não era boa sorte cruzar com um gato preto. Os povos que acreditavam que os gatos traziam boa sorte eram os chineses e os egípcios.

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.


Um comentário:

  1. Muito legal essa postagem de Halloween. Lembrando que hoje é dia dos mortos (finados). Por isso, acho que mais uma postagem sensassional será postada.

    ResponderExcluir