domingo, 24 de outubro de 2010

Gato preto


              Bem, recentemente eu ganhei um gatinho, filhote ainda e de pelagem escura, o famoso gato preto, na verdade eu sempre quis um animal assim, não sou supersticiosa e nem quero utilizá-lo em alguma coisa relacionada a feiticaria ou algo do tipo, apenas acho-os fascinantes, belos e muito independentes, e já que moro sozinha seria uma boa opção, pois irá sobreviver tranquilamente quando eu não estiver presente. Porém muitas pessoas ao meu redor teceram comentários onde via-se claramente o quanto de superstições e crenças arcaicas ainda existem mesmo nos tempos de hoje. Isso me motivou a pesquisar mais a fundo o que se acredita a respeito desses bichanos.
              Gatos geralmente são assossiados a superstições e crenças, gatos pretos em geral são vistos com maus olhos  por serem considerados seres malignos e que trazem azar., embora em algumas tradições seja justamente o contrário, são vistos como símbolo de boa sorte. Nesse post vamos falar um pouco mais a respeito dessa criatura tão carregada de simbologias, esse felino de pelagem negra que causa tanto alvoroço nas pessoas supersticiosas e até naquelas que não o são. 


História

Uma das formas da deusa-gato Bastet
O gato é um ser que assumiu diversos significados na simbologia de diferentes civilizações através da história.
No Egito Antigo, os gatos eram considerados divindades, e se algum deles morressem de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sombrancelhas em sinal de luto. Durante escavações foram encontrados dezenas desses felinos mumificados, o que prova a devoção que se tinha para com eles. Dizem que um soldado certa vez matou um gato preto e foi linchado por uma multidão enfurecida.
A devoção era tanta que havia até mesmo uma deusa-gato: Bastet, protetora dos lares, mães e crianças, doce e bondosa, cujo culto e veneração ganhou maior ênfase durante a XXII dinastia, período dos reis líbios, com a construção de numerosos templos e efígies da deusa que até hoje podem ser vistas.
Na Antiga Pérsia acreditava-se que maltratar um gato preto era maltratar a si próprio, pois dizia-se que eram espíritos amigos enviados para auxiliar o homem em sua viagem terrena.
Durante a Idade Média porém eles começam a ser vistos como trazedores de má-sorte e  devido a seus hábitos noturnos passam a ser associados à feiticeiras e demônios, sendo considerados seres malignos, devido a cor de sua pelagem, pois o preto era assossiado às trevas e magia negra.
No séc. XV, o papa Inocêncio XVII chegou a acrescentar o pobre felino à lista de seres hereges perseguidos pela inquisição, sendo assim milhares deles queimados na fogueira juntamente com pessoas acusadas de bruxaria.
Na Inglaterra do séc. XVI, a perseguição a esses animais aumentou devido a ploriferação dos felinos nas ruas da cidade, evento que foi associada a ações de feiticeiras. Ainda hoje acredita-se que toda feiticeira possui um gato preto de estimação, estando eles ligados à diversos tipos de sortilégios. 
Talvez, um dos maiores motivos no entanto que levou esses animais de seres divinos a animais perseguidos tenha sido a superpopulação desses bichanos pelas ruas das cidades, e como se vê muito nas tradições dos povos, sempre se busca uma razão mítica para responder a questões de ordem prática, o que com certeza, embora as vezes só complique algo simples, também torna as coisas muito mais interessantes...


Crenças e Superstições

Dependendo da tradição e cultura locais esse animal pode ser vistos tanto como trazedores de boa sorte quanto de azar, o fato é que sua presença nunca passa desapercebida ou dissociada de alguma crença ou superstição.
Se na Idade Média acreditava se que  eram bruxas transformadas em animais, hoje em dia, inclusive no Brasil, cruzar com um gato preto na rua é visto como azar na certa.
Já alguns místicos acreditam que quando um deles entra na casa é dinheiro chegando.
Acredita-se também que matar um gato preto dá sete anos de azar.
Alguns supersticiosos acreditam que gatos, em especiais os de pelagem escura, são comumente escolhidos como morada por espíritos malignos.
Além das estórias onde bruxas se transformavam em gatos para fugir da fogueira, gatos assassinavam pessoas, há também fatores históricos que vem alimentando essas crenças através dos séculos; conta-se que o rei Carlos I da Ingleterra, possuía um gato preto ao qual atribuia sua boa sorte, verdade ou não, o fato é que o animal morreu um dia antes do soberano ser preso por Oliver Crommwell, sendo mais tarde acusado de traição e decapitado.
Para ilustrar o quanto as superstições ainda são fortes hoje em dia, nos Estados Unidos, durante as festividades de Hallowen, a adoção de gatos é suspensa devido ao costume de se sacrificar gatos pretos na ocasião.
Várias outras superstições e crenças poderiam ser citadas aqui, o que só mostra que apesar de o ser humano se considerar tão evoluído e moderno, ainda encontra-se preso a um jeito tão arcaico quanto de seus antepassados, regido por crenças absurdas que lhe trazem as respostas que não conseguem por outros meios.






Curiosidades

  • Na Cabala e no Budismo o gato representa a sabedoria, prudência e vivacidade.
  • A tradição popular japonesa o considera como um animal que traz má sorte.
  • Segundo uma tradição celta ele teria 9 vidas, já na Idade Média considerou-se que eram 7, conceito esse que é o mais conhecido.
  • No sec. XVI os italianos acreditavam que se um gato preto pulasse na cama de um doente esse morreria logo.
  • Na Inglaterra um gato preto sob um muro próximo a sua casa ou estabelecimento traz boa sorte.
  • Na fase colonial, os escoceses acreditavam que ver um gato preto em um beco significava a morte de alguém da família.
  • Na Índia se um gato estranho entra dentro da casa é muito bem tratado pois pode trazer boa sorte.
  • O gato preto, é o nome de um dos contos mais assustadores e angustiantes de Edgar Allan Poe, trata dos desastres que ocorrem na vida do personagem após ele topar com um gato preto.
  • Stephen King também se utiliza de um gato, não exatamente preto, para aterrorizar o personagem Louis no romance Cemitério Maldito, nesse casp trata-se de um gato que retorna dos mortos.
  • A cor preta foi em 1880 associada ao anarquismo e devido à sua postura de combate e ao seu estado sempre alerta, o gato preto foi adotado posteriormente como um símbolo do anarquismo.
  • Na Alemanha um gato que cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda é mau presságio, mas da esquerda para a direita é boa sorte.


Considerações

Má sorte, boa sorte, prosperidade, desgraça... cada um com sua crença, eu por meu turno só vejo que possuo um filhote extremamente hiperativo de unhas afiadas e que adora ronronar no meu colo enquanto dorme, e  não acredito que entre suas atividades rotineiras constem algo como se transformar em feiticeira durante a noite ou ficar me rogando praga ou até mesmo me fazendo enriquecer (o que seria extremamente vantajoso, inclusive para ele, que poderia assim se dar ao luxo de comer uma ração de melhor qualidade, hehehe); Por outro lado pode ser que eu esteja completamente equivocada ao não dar valor ao que gerações de supersticiosos têm dito durante esse tempo todo, de qualquer forma é esperar pra ver...
Abraços a todos até o próximo post.


obs.: todas as imagens utlilizadas aqui encontram-se disponíveis na internet, como não sei quem é o proprietário eu não coloquei referências.
pretendia colocar também uma foto do meu pequeno, mas infelizmente o modelo não colaborou, então não insisti, vai que numa dessas....



6 comentários:

  1. Muito boa a materia,alias eu pensava q os gatos sempre eram animais vistos como espiritos malignos e trazendo má sorte mas percebi q em outra culturas eles eran divindades!q contradição!muito boa materia!

    ResponderExcluir
  2. sim, dependendo de cada cultura se tem um postura, que bom que gostou...

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse post. No dia seguinte que você postou este post, minha irmã ganhou um gato branco.... AHHSAHHSAHSHA... Parabéns pela postagem e pelo gatinho que ganhou...

    ResponderExcluir
  4. kkkk
    gato branco na inglaterra era sinal de problemas já nos EUA é boa sorte, rs
    vlw

    ResponderExcluir
  5. Uou, amei o post :D

    tadinho dos gatinhos pretos, agente se dá mal e depois fica jogando a culpa nos fofinhos... supertições bobas ao meu ver...

    tenho um persa branco, mas sou louca pra ter um siamês preto de olhos verdes, deve se lindo

    amei o post

    bjs

    ResponderExcluir
  6. PARABENS A MATERIA SOBRE OS GATOS ME ABRIU AINDA MAIS A MENTE

    ResponderExcluir