terça-feira, 19 de outubro de 2010

Silent Hill - Um Universo de Medo



Imagem da WEB- Cena do Filme
Silent Hill, se você conhece certamente sabe  que estamos falando de uma das séries de jogos mais assustadoras de todas. Com uma história muito bem feita, cenas que arrancam suspiros é com certeza um dos jogos mais aterrorizantes, e que exige do seu jogador além de muita perspicácia pra chegar ao fim, uma boa dose de coragem pra não morrer do coração.


ORIGEN 

A origem de Silent Hill ( traduzindo significa Colina Silenciosa) é do século XVII. Antes da chegada dos colonizadores ingleses, a área era tido como um lugar sagrado, onde nativos indígenas americanos conduziam rituais religiosos e referenciavam a cidade como "O local dos espíritos silenciados". A cidade logo é colonizada por ingleses.
No começo do século XVIII, acontece uma terrível epidemia na cidade e os habitantes a abandonam.
Quando estoura a Guerra de 1812, a cidade é repovoada como uma colônia de prisão, então a Prisão Silent Hill (um dos locais do segundo jogo) é construída e recebe o nome de Silent Hill. Houveram muitas mortes nesta terra e por sentimentos ali cravados, a energia da cidade foi ao poucos aumentando e sendo distorcida, tornando o lugar com um densidade do mal sem igual.
Uma nova epidemia ocorre e o Hospital Brookhaven é construído para contê-la. Os indios são forçados a abandonar seu territorio e por volta de 1840, a Prisão Silent Hill é fechada e no local é construído a Sociedade Histórica de Silent Hill, que reúne documentos e obras de artes da origem da cidade.  Em 1862 o campo de prisão Toluca foi construído para prisioneiros de guerra. Entre 1865 e 1866 é o ponto máximo da Guerra Civil e o Campo de prisão é transformado na Prisão Toluca. Em torno de 1890 nos EUA, a resistência dos nativos americanos termina e em Silent Hill, pessoas começam a desaparecer. No começo do Século XX a Prisão Toluca fecha e a mina de carvão Wiltse pega fogo e com isso, Silent Hill se torna uma cidade turística, em decadência.
Em Novembro de 1918, num dia nublado, um barco chamado Pequena Baronesa desaparece no lago e, desde então, nunca mais se teve pistas, nem da embarcação, nem dos catorze tripulantes e turistas. A partir de 1939, estranhos incidentes ocorreram no Lago Toluca e algumas pessoas diziam ver mãos esqueléticas saindo da água para tentar agarrar os barcos que passavam e depois voltando para o fundo do lago. Durante uma data desconhecida, o prefeito de Silent Hill morre de repente e os integrantes da equipe de desenvolvimento turístico da cidade morrem um a um de acidente.

FILME
Imagem da Web


Em 2006 o diretor Christophe Gans levou as telonas a história de Silent Hill.
A trama baseada no jogo de sucesso, conta a história de Rose que sai em busca de sua filha Sharon que tem alucinações relacionadas à uma cidade desconhecida. A cidade é claro que é Silent Hill, e a busca por Sharon traz a tona  tragédias de uma cidade incediada, dividida entre o bem e o mal, o certo e o errado, o pecado e a salvação. Rose é acompanhada por uma policial em sua excursão pela cidade silenciosa e nebulosa, mas que esconde segredos após o anoitecer e o tocar de uma sirente.

Imagem da Web
Apavarodas as duas se vêem encurraldas por monstros inimagináveis e criaturas psicodélicas, enquanto relances de Sharon e da história do filme é previsto. O único lugar que se vê salvo da "escuridão" segundo a trama, é a igreja, lugar onde os moradores da cidade se escondem da escuridão. 
Ótimo filme, não tão boa adaptação, mas pra quem deseja ter 2 horas de terror, com certeza é uma boa escolha.
Cena do Filme- Imagem da WEB

HISTÓRIA (JOGO)

A historia com a adoção de um bebe. Harry Mason e sua esposa encontram um bebê numa estrada e resolvem  adota-la como se fosse sua filha, dando o nome de Cheryl. A esposa de Harry acaba morrendo, mas ele continua a  amar Cheryl.
O Jogo começa com os dois  indo de férias para Silent Hill. No caminho, estranhos eventos ocorrem antes que eles entrem na cidade. Uma policial que estava os seguindo, some do nada, e a figura de uma criança aparece do nada na estrada, fazendo com o que o homem derrape o carro.  Quando retorna a consciência, Harry descobre que Cheryl se perdeu e ele se percebe no meio de um mal que devagar envolve Silent Hill, sem saber que a única maneira de sair dali é pelo sacrifício da própria filha.
A cidade de Silent Hill é dividida em três partes distintas: a Silent Hill normal, a Silent Hill escura e a Silent Hill alternativa. As leis da física parecem não existir na realidade alternativa, na qual a cidade mergulha. O chão não tem sustentação visível (como se a cidade flutuasse, talvez para mostrar que aquela realidade não é física nem real), portas levam a lugares distantes (às vezes, separados até mesmo por quilômetros), mesmo sem energia elétrica, aparente,aparelhos domésticos ligam-se sozinhos, e baterias não tem fim. Silent Hill é envolta em mistério.
http://hardcoregaming.wordpress.com/2008/10/05/silent-hill-homecoming-review/
Na cidade há personagens distintos também, como  Alessa Gillespie e sua mãe Dahlia Gillespie que são mostradas com outros da cidade, que tentam reviver seus cultos. Dahlia tenta queimar sua filha, que tem poderes psíquicos e é chamada de bruxa por todos, especialmente na escola. Com quase 100% do corpo queimado e dominada por ódio, Alessa é levada ao Hospital Alchemilla, e colocada em um quarto obscuro de uma ala subterrânea para ser "tratada" e oferecida novamente em sacrifício. Com seus poderes sobrenaturais, Alessa divide sua alma em dois, fazendo com que uma metade fique no hospital, dormente, sofrendo e tendo pesadelos constantes, e a outra metade é entregue nas mãos de Harry Mason e sua esposa.
Quando Cheryl é levada a cidade de Silent Hill, já com sete anos de idade, estranhos acontecimentos ocorrem. Alessa, já com 14 anos, acorda e sai do hospital para encontrar a sua metade. Isso ocorre quando Harry entra em um beco e é atacado por pequenos monstros chamados "Mumblers". Perdendo a consciência, ele é encontrado por Cybil Benett, a policial que ultrapassou o carro de Harry no início do jogo. Ai se inicia uma busca por sua filha perdida, que não tendo sucumbido totalmente a vontade de Alessa, deixa bilhetes para o pai, para que ele consiga seguí-la.
http://my.mmosite.com/fdf13ca2a61647346070230533604573/blog/item/0d0d7fd3a168f10f9d3d1a760c9814b0.html
O Flauros é um objeto que pode acabar com os poderes de Alessa, assim como o Aglaophotis, que é apenas uma mistura de ervas sem valor no mundo real, mas que Alessa acredita ser fatal (juntamente com o Flauros, que ela acredita trazer os poderes de Metraton) e sendo criadora do submundo (devido aos pesadelos constantes que viveu durante tantos anos e que agora foram externados com a ajuda da sua outra metade), estas ervas e o Flauros são realmente fatais para os monstros.

INFLUÊNCIAS
O criador do jogo, Keiichiro Toyama, e também da história em muitas partes do jogo, deixa claro suas influências. O japones ilustra o nome das ruas da cidade de Silent Hill com nomes de autores que admira, como é o caso da Rua Bachman, inspirado em Stephen King ( Richard Bachman é um pseudonimo de King). Alias muito do que se passa no jogo sofre influência nas histórias de King, já que o criador é fã do conto The Mist ( A nevoa).
Print do Jogo- Imagem da WEB

TRILHA SONORA

Um dos muitos que destacam na franquia, a trilha sonora tanto do jogo quanto do filme é composta por Akira Yamaoka, e chama atenção por sua beleza e melancolia. As músicas, muitas vezes acompanhadas por piano segue a cada nova cena, e traz uma atmosfera arrepiante, tornando do jogo ainda melhor para os amantes do terror. A única música não composta por Akira é a faixa Ring of Fire, de Johnny Cash, incluída apenas no filme da série.


Poster do Filme

Ficou com vontade de jogar?
 São 7 jogos da Konami com versões para o Playstation, Xbox, PlayStation 2, Xbox 360, Wii, Playstation 3, PlayStation Portable, Game Boy Advance, arcade e computador.
Se não tem como jogar, veja o filme que também é muito bom.


FONTE: Wikipedia

2 comentários:

  1. Já vi o filme em cartaz quando foi lançado. Nunca assistir, mas ele está em minha lista. AH! Quando voltar minha vontade jogar video game, acharei esse jogo para comprar, nunca joguei jogo de terror, a não ser o Resident Evil.

    ResponderExcluir
  2. resident não é survivor horror eh tipo suspense né.... esse é mais envolvente da mais medo do que susto.... excelente !!

    ResponderExcluir