quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Número 13

O nome do Blog traduzido é “O Número 19” em homenagem à obra de Stephen King, mas há número mais misterioso que o número 13?
Pois bem, em vários países, culturas e lugares, o número  13 é sinônimo de azar. Muitos o adotaram como número da sorte, justamente para contrapor essa superstição, mas a nossa cultura ainda cultuo o azar, o medo da sexta-feira 13 (uma mistura de dias de azar),  e a crença de que tudo de ruim acontece ou está ligado a este número. Será mesmo?





Origens

Uma das possíveis origens desta superstição seria na mitologia nórdica. Odin,  que era chefe de uma tribo asiática, e estabeleceu na Escandinávia um reino, para  administrá-lo e celebrar rituais religiosos e predizer o futuro, teria escolhido doze sábios, reunindo-os em um banquete no Valhalla, morada dos deuses. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Daí veio à crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa. Pra quem leu Harry Potter, sabe que a professora de Adivinhação Sibila Trelawney no terceiro livro da série prediz que Harry morrerá por ser o 13º a sentar-se  na mesa do banquete. Como todos nós sabemos, ela não estava errada.
Outro jantar que teria dado “azar” foi a Santa Ceia, pois como conta estudiosos foi celebrado por 13 participantes e logo após Jesus foi crucificado.

http://www.asdicas.com.br/santa-ceia/ - Obra de Leonardo D'Vinci 

Sexta-Feira 13ª

A origem desta data que sempre faz com que vejamos filmes de terror na TV, e nos assustamos com qualquer gato preto na rua, surgiu de uma data, 13 de Outubro de 1307, Sexta-Feira. Neste dia o Rei Filipe IV de França mandou torturar e executar os Cavaleiros Templários. Esta que foi uma da sexta-feira mais sangrentas da história da humanidade Fez com que nós ficássemos com receio deste dia.

Sexta-Feira 13 ( Série)

Sexta-Feira 13 é uma série de filmes de terror Americana criada pelo diretor Sean S. Cunninghan. A série já conta com 12 filmes (incluindoFreddy vs Jason ), e já lucrou cerca de 500.000.000 de dólares.
O primeiro filme é de 1980. Todos os outros, exceto o primeiro e o quinto, estrelam Jason Voorhees  como o assassino em série. Hoje Jason é um dos ícones dos filmes de terror.
O filme mais recente da série, Sexta-feira 13, lançado em fevereiro de 2009, não é continuação da série, mas sim uma volta ao início da saga assassina do personagem de Jason.
  • Sexta Feira 13 (1980)
  • Sexta-Feira 13 - Parte II (1981)
  • Sexta-Feira 13 - Parte III (1982)
  • Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984)
  • Sexta-Feira 13 - Parte V (1985)
  • Sexta-Feira 13 - Parte VI (1986)
  • Sexta-Feira 13 - Parte VII (1987)
  • Sexta-Feira 13 - Parte VIII (1988)
  • Sexta-Feira 13 - Parte IX (1993)
  • Jason X (2001)
  • Freddy vs. Jason (2003)
  • Sexta-Feira 13 (2009)
 JASON

http://utilidadeparticular.wordpress.com/page/2/

Jason Voorhees nasceu em 13 de junho de 1946, uma sexta-feira. Sua estatura é de 1,86 m e é Filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees. Todos pensaram que o menino com problemas mentais havia morrido afogado no lago Crystal, em 1957.
Sua mãe trabalhava no acampamento onde Jason morrerá  como cozinheira e teve um surto paranoico trucidando monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto.
Uma garota, porém, consegue debelar a sua sanha homicida, decapitando-a com um facão. Contudo, o finado Jason ressurge para vingar a morte de sua mãe e passa a fazer o seu papel de homicida nos demais filmes da série.
 
 13 CURIOSIDADES
 
 
  • Triscaidecafobia é o medo do número 13, tal como qualquer outra fobia é  um medo irracional

  •  A Parasquavedequatriafobia, ou melhor, medo da Sexta-Feira 13! Acho que todos nós temos um pouco destas fobias

  • Ha países que têm fanatismo em relação ao nº 13. Na Itália, Japão e França existem edifícios que  não possuem o andar número 13, mas sim o 12 1/2.
  • Em corridas de cavalos o 13 é considerado azarento não existindo esse número nos locais onde os cavalos são guardados, utiliza-se  o doze e meio.
     
  • Noutros locais o número 13 é considerado de sorte. Para alguns Americanos ele é, pois foi assim  que os EUA foram formados primeiro, com 13 colônias. A Primeira bandeira America contava com 13 estrelas e 13 listras, 6 brancas e 7 vermelhas. Hoje só permanecem as 13 listras.
  • No antigo Egito a vida tinha 13 estágios sendo o 13º o estágio da  morte. Como essa era uma civilização que considerava a morte uma dádiva, pois se encontrariam com os Deuses, o 13 ainda não era visto como algo ruim.
  • Na numerologia este número é considerado um Número Cármico assim como o 14, 16 e o 19, por representarem deficiências obtidas em vidas anteriores.
  • No conto 1408 do escritor americano Stephen King, o quarto que representa o centro da história e que envolve muitos mistérios e terror é de número 1408, que segundo a conta dos algarismo daria 13> 1+4=5  >0+8=8 > 5 + 8=13
  • Os astecas consideravam o número treze como um número fundamental para o ciclo de seu calendário.
  •  Conta-se que A rainha Maria Cristina resolvera dar a seu filho recém-nascido o nome de Afonso XIII, o povo, aglomerado em torno do palácio, aguardando o nascimento do novo rei, benzeu-se temeroso e rezou uma Ave Maria a fim de conjurar o número escolhido.
  • Nas corridas de Fórmula 1, geralmente não existe o carro com o número 
  • Segundo o Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do norte (EUA), cerca de  17 a 21 milhões de americanos ficam em casa quando é sexta-feira 13, devido ao medo de lhe poder acontecer alguma coisa?
  • No judaismo o número 13 não indica o fim, mas sim o renascimento
http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=7807         

 
 
Então isso foi um pouco sobre o Número 13m número que para muitos é da sorte, já para outros representa o mal.

2 comentários:

  1. Muito legal esse post sobre o número 13, o treze para mim representa as duas coisas, sorte e evolução obscura. Com 13 anos, comecei a demonstrar para todos que tenho fanatismo pela cor preta, comecei curtir ficar isolado do mundo, e adora ainda mais a noite. Com 13 anos, eu me madureci, aprendi o que é viver, porém de uma maneira mais obscura... RSRSRSRS. Qual será o verdadeiro significado do número 13, e o que todo mundo que conhece esse blog deve perguntar, e o significado do número XIX?

    ResponderExcluir
  2. bom... nunca tive nada contra o treze, pra mim nunca aconteceu nada pelo menos xD

    Mas eu simpatizo com o numero sete. << engraçado, enquanto sete eh um numero considerado da sorte, o treze eh de puro azar...

    bjs

    ResponderExcluir